Brasil

Cerca de 300 caminhões fecham a fronteira entre Brasil e Bolívia

Bloqueio na fronteira com a Bolívia nesta segunda-feira. - Crédito: (Lourival Junior) Bloqueio na fronteira com a Bolívia nesta segunda-feira. - Crédito: (Lourival Junior)

Pelo menos 300 caminhões estão parados na fronteira entre Brasil e a Bolívia, no fim da tarde desta segunda-feira, dia 08 de agosto. Na manhã de hoje, eram apenas 10 veículos, agora são 200 no município de Corumbá e 100 em Puerto Quijarro, na Bolícia.

Segundo o site Campo Grande News, os manifestantes pedem a realização do Censo boliviano em 2023, que era para acontecer em novembro deste ano, mas foi adiado para 2024.

De acordo com o presidente do Setlog (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística), Lourival Vieira Costa Júnior o protesto vai ter 48 horas de duração, então o número de caminhões ainda deve aumentar até amanhã (9).

“Não é um bloqueio do Setlog, é um bloqueio do lado boliviano. Deve aumentar o número de caminhões ao longo do dia”, alegou Costa Júnior.

Esta é a segunda vez em menos de 15 dias que a fronteira corumbaense é fechada. No dia 25 de julho, os bolivianos também fizeram o bloqueio reivindicando o Censo, mas não tiveram nenhuma resposta.

Com informações sobre o número de habitantes atualizados, por exemplo, o repasses de recursos financeiros aos municípios que estão defasados há anos poderiam ser atualizados. 

Comentários