MS

Com 5 mil casos de Covid-19, sistema prisional mantém visitas suspensas

Visitas presenciais e atividades religiosas seguem suspensas em unidades do regime fechado em Mato Grosso do Sul - Crédito: Divulgação / Agepen Visitas presenciais e atividades religiosas seguem suspensas em unidades do regime fechado em Mato Grosso do Sul - Crédito: Divulgação / Agepen

O diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário do Estado de Mato Grosso do Sul), Aud de Oliveira Chaves, prorrogou até 26 de maio a suspensão das visitas presenciais e das atividades de assistência religiosa nos estabelecimentos penais de regime fechado. 

Essa determinação consta na Portaria Agepen nº.18, de 12 de maio de 2021, publicada na edição desta quarta-feira (12) do Diário Oficial do Estado, justificada pela necessidade de medidas de prevenção diante do aumento do número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. 

O documento menciona ainda a vulnerabilidade da população carcerária, pelas características arquitetônicas das unidades prisionais, e o alto índice de ocupação dos leitos especializados no tratamento da Covid-19 nos municípios do Estado de Mato Grosso do Sul.

Conforme a mais recente atualização dos efeitos da pandemia no sistema prisional sul-mato-grossense, divulgada na terça-feira (11) pela Secretaria de Estado de Saúde, já são 5.056 casos confirmados da doença. 

Entre servidores da Agepen, são 531 diagnósticos, dos quais 510 correspondem a pacientes curados, 18 em tratamento e três óbitos. 

A maioria das confirmações, 4.492, ocorreu entre internos dos presídios. Destes, 4.423 venceram a doença, 64 ainda lutam contra ela e cinco morreram. 

Dos monitorados por tornozeleira eletrônica, 33 testaram positivo para Covid-19. As curas já somam 26, mas há três em tratamento e quatro faleceram.

Em todo o Mato Grosso do Sul, atém ontem os casos confirmados do novo coronavírus somavam 258.662. Recuperados são 242.480, em isolamento domiciliar 9.131, hospitalizados 982, e mortos 6.069.

Comentários