Brasil

Com alta de 40% na pandemia, operação combate violência contra idosos

Policiais estão nas ruas de Dourados para verificar denúncias de maus tratos e abandono

Policiais em casa no Jardim Novo Horizonte, durante operação desta sexta (Foto: Adilson Domingos) Policiais em casa no Jardim Novo Horizonte, durante operação desta sexta (Foto: Adilson Domingos)

Policiais civis estão nas ruas de Dourados, a 233 km de Campo Grande, em ação para coibir a violência contra idosos. A Operação Vetus ocorre também em outras cidades de Mato Grosso do Sul.

Em Dourados, a operação começou por volta de 8h desta sexta-feira (4) e cumpre mandados em pelo menos 40 endereços onde residem pessoas idosas que estariam, segundo denúncias, sendo submetidas a maus tratos, abandono e a outros atos de violência.

A operação é coordenada pela delegada Andreia Alves Pereira, titular da Delegacia de Atendimento à Infância, Juventude e Idoso e envolve equipes de todas as outras delegacias. Ações semelhantes ocorrem em Rio Brilhante e Maracaju.

Segundo a delegada, as denúncias de violência contra idosos ao “disque 100” aumentaram pelo menos 40% durante a pandemia do novo coronavírus.

“Houve aumento nas denúncias devido à vulnerabilidade do idoso e do isolamento social, necessitando o idoso de ficar em sua casa. Mas é preciso ressaltar que isolamento social não é sinônimo de abandono”, afirmou ela.

Andreia Alves Pereira disse que filhos e responsáveis em cuidar dos idosos não podem abandoná-los com a alegação da necessidade de isolamento. “Precisam ligar, ajudar na necessidade das compras, das necessidades básicas, para que os idosos não adoeçam e não entrem em pânico”. (Colaborou Adilson Domingos)

Comentários