Brasil

Com alta taxa de ocupação de UTIs e aumento de casos, MS pede prioridade na vacinação ao Ministério da Saúde

Foto: Saul Schramm/Divulgação Foto: Saul Schramm/Divulgação

O Governo do Estado encaminhou ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em que solicita um aumento do percentual de doses de vacinas destinadas à população sul-mato-grossense, atualmente previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI), levando em consideração a realidade crítica epidemiológica que o Estado se encontra.

O pedido de ajuda vem logo após o recrudescimento da doença, com uma alta taxa de ocupação global de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTis), que resultou no esgotamento da capacidade da rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo necessário a transferências de pacientes a outros estados da federação, como Rondônia e São Paulo.

No documento, o Estado informa ao Ministério da Saúde que de janeiro a maio deste ano, houve um aumento exponencial de casos confirmados, saltando de 125 mil casos para mais de 300 mil confirmações de infecções pela Covid-19. Outro ponto lembrado é que somente nos seis primeiros dias do mês de junho – quando o documento foi lavrado - o Estado já se aproximava de 11 mil novos casos de Covid-19, demonstrando nitidamente, o avanço acelerado da doença em Mato Grosso do Sul.

Em anexo ao ofício encaminhado ao Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi inserido o 48º relatório do Programa de Saúde e Segurança na Economia (PROSSEGUIR), que apresenta os resultados por macrorregiões e municípios, contendo, inclusive, o panorama estadual de vacinação.

Comentários