Brasil

Coronavírus: Brasil registra mais de 400 mortes em um dia e total passa de 5,4 mil

O Brasil tem até agora na pandemia de coronavírus 78.162 casos confirmados, de acordo com o boletim mais recente do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta-feira (29/04).

O país registrou 6.276 novas infecções nas últimas 24 horas.

O total de mortes por covid-19 é de 5.466: foram confirmados mais 449 óbitos em 24 horas.

A taxa de mortalidade (a relação entre mortes por casos confirmados) está em cerca de 7% no país. Todos os Estados já têm óbitos confirmados.

Em número de casos confirmados, continuam liderando os Estados de São Paulo (26.158), Rio de Janeiro (8.869) e Ceará (7.267).

Em óbitos, também lideram São Paulo (2.247) e Rio (794). Em terceiro lugar está Pernambuco (538).

Desde 19 de março, a pasta deixou de divulgar a quantidade de casos suspeitos e, dois dias depois, passou também a considerar que há casos de transmissão comunitária do vírus em todo o país.

A transmissão comunitária ocorre quando há casos em que não é mais possível identificar a cadeia de infecção. Isso significa que o vírus está circulando livremente na população. A situação é diferente de quando há apenas casos importados ou de transmissão local, em que é possível identificar a origem da infecção.

De acordo com uma análise da Organização Mundial da Saúde (OMS) baseada no estudo de 56 mil pacientes, 80% dos infectados desenvolvem sintomas leves (febre, tosse e, em alguns casos, pneumonia), 14% sintomas severos (dificuldade em respirar e falta de ar) e 6% doença grave (insuficiência pulmonar, choque séptico, falência de órgãos e risco de morte).

Nos casos importados, os pacientes se infectaram em viagens ao exterior. Nos casos de transmissão local, os pacientes se infectaram pelo contato próximo com casos do novo coronavírus.

 

 

Comentários