Brasil

Decreto municipal autoriza retomada do funcionamento do cinema em Dourados

Cine Araújo, que administra o cinema no Shopping Avenida Center de Dourados, suspendeu as exibições cinematográficas no município em março de 2020

Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução/STF Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução/STF

Decreto n° 342 de 11 de maio de 2021, expedido nesta terça-feira (11) pela Prefeitura de Dourados com medidas restritivas para prevenção do contágio do novo coronavírus, autoriza a retomada do funcionamento do cinema.

Pela norma, fica autorizado o funcionamento das sociedades empresárias que explorem atividades de cinema, podendo realizar suas atividades, desde que atendidas condições pré-estabelecidas.

É exigido que antes do funcionamento “todas as empresas devem protocolar junto à Vigilância Sanitária, autodeclaração de responsabilidade pelo cumprimento das normas de biossegurança vigentes”.

Todas as regras constam no decreto publicado a partir da página 5 da edição de hoje do Diário Oficial do Município (clique aqui para conferir na íntegra).

A suspensão das exibições cinematográficas no município foi anunciada em 18 de março de 2020 pelo Cine Araújo, que administra o cinema no Shopping Avenida Center de Dourados.

Na ocasião, a empresa justificou a medida devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). "As medidas de emergência são para minimizar os impactos causados pelo Covid-19 no Brasil", anunciou à época. (relembre)

Toque de recolher

No decreto de hoje foi mantido o toque de recolher vigente no horário compreendido entre 21h e 5h.

Além disso, o comércio está autorizado a funcionar de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.

No caso do shopping center, de segunda a sábado as lojas, a praça de alimentação e o cinema podem funcionar das 10h às 21h. Já aos domingos, as lojas vão das 13h às 20h, enquanto praça de alimentação e cinema das 10h às 21h.

Mercados e atacados seguem autorizados a abrir de segunda a domingo das 7h30 às 21h. Quanto aos restaurantes, bares e conveniências, de segunda a domingo das 11h às 21h.

Até hoje, Dourados confirmou 28.623 casos de Covid-19. Desse total, 26.768 pacientes estão recuperados.

No entanto, há 1.321 em isolamento domiciliar e 130 internados. Entre os pacientes hospitalizados, 69 ocupam enfermarias e 61 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), cujas vagas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) permanecem com 100% de ocupação há mais de um mês e até hoje havia 15 na fila de espera.

Também houve 451 óbitos de moradores locais e 257 de pessoas residentes em outros municípios, mas que precisaram recorrer ao sistema de saúde douradense, polo regional e referência em alta e média complexidade.

 

Comentários