Brasil

Defensoria apura caso de homotransfobia em casa de acolhimento da Capital

Foto: Divulgação/Defensoria Pública de MS Foto: Divulgação/Defensoria Pública de MS

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul instaurou procedimento para apurar denúncia de homotransfobia que teria sido cometida em uma Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias (UAIFA), em Campo Grande.

O procedimento foi instaurado pelo Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), que é coordenado pelo defensor público Mateus Augusto Sutana e Silva.

Conforme o coordenador, após a intervenção da Defensoria Pública, uma assistida transexual trouxe ao conhecimento da instituição uma situação de homotransfobia no âmbito da unidade de acolhimento, que teria sido causada por um agente da Guarda Civil Metropolitana da Capital.

A denúncia consistiu, basicamente, em conduta discriminatória contra a assistida. Segundo relato, durante vistoria realizada pela Guarda Municipal na unidade de acolhimento, houve a separação dos usuários e usuárias por gênero, e a assistida foi obrigada a permanecer junto aos acolhidos do gênero masculino.

Relatou, ainda, que mesmo tendo informado o seu nome social, um dos guardas presentes leu seu nome de registro civil em voz alta, o que expôs a assistida a grande constrangimento, já que os demais usuários e usuárias do local estavam presentes.

“O Nudedh solicitará informações aos dirigentes da Guarda Civil Metropolitana sobre o ocorrido, bem como orientar sobre a necessidade de respeito à identidade de gênero e à utilização do nome social durante as abordagens”, destacou o defensor.

Denuncie

A Defensoria Pública, por meio do Nudedh, é um dos canais para denúncias de LGBTfobia por meio do telefone: pelo número (67) 992657323. Não se cale, denuncie.

 

Comentários