Brasil

Delegado da fronteira investigado pelo Gaeco é afastado do cargo

O delegado Patrick Linares da Costa, afastado por ordem da Justiça. - Crédito: (Ponta Porã Informa)  O delegado Patrick Linares da Costa, afastado por ordem da Justiça. - Crédito: (Ponta Porã Informa) 

A Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul oficializou, nesta terça-feira, dia 26 de abril, o afastamento do delegado da Polícia Civil Patrick Linares da Costa, que chefiava a 2ª DP de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai.

O afastamento foi determinado no âmbito da Operação Codicia pelo juiz Olivar Augusto Roberti Coneglian, da 2ª Vara Criminal de Campo Grande, onde tramita a ação penal do caso.

Patrick Linares da Costa é um dos policiais civis (da ativa e aposentados) que estão sendo investigados pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) por suspeita de cobrança de propina para devolução de veículos em poder da Polícia Civil em Ponta Porã.

A operação desencadeada ontem para cumprir oito mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária e 16 de busca e apreensão também investiga suspeita de tráfico de droga, desviada do depósito da polícia naquela cidade.

Conforme a portaria publicada hoje, o afastamento administrativo vale enquanto perdurar a medida imposta pela Justiça. Foi determinado o recolhimento das armas, carteira funcional e demais pertences do patrimônio público. Também foram suspensas suas senhas e logins de acesso aos bancos de dados da polícia, férias e avaliação para fins de promoção.

Juiz – Advogado e professor universitário de Direito, Patrick Linares da Costa foi aprovado em concurso para juiz substituto realizado em 2021 pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. A posse dos convocados está marcada para amanhã (27). O tribunal ainda não se manifestou sobre o caso. 

Comentários