COVID-19

Dourados aguarda kits do governo federal e só testa internados com sintomas

Dourados espera receber do governo federal kits para testes rápidos do novo coronavírus - Crédito: Divulgação/Secretaria de Estado de Saúde Dourados espera receber do governo federal kits para testes rápidos do novo coronavírus - Crédito: Divulgação/Secretaria de Estado de Saúde

Com 42 notificações - incluindo toda a macrorregião - até às 17h30 de quinta-feira (26), Dourados ainda aguarda o envio de testes rápidos para o novo coronavírus (Covid-19) prometidos pelo governo federal. Enquanto isso, só colhe amostras para testagem de pacientes internados com sintomas da doença.

Essas informações foram repassadas na tarde de ontem, durante entrevista exibida nas redes sociais da Prefeitura de Dourados, pelo médico infectologista Daniel Martins Abrahão, membro do Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus – Covid-19 instituído no município pela prefeita Délia Razuk (PTB).

Questionado pelo Dourados News se o município dispõe de testes rápidos, ele informou que há expectativa de receber uma remessa do Ministério da Saúde. “O governo federal já até prometeu esses testes, porém, infelizmente ainda não chegou e nós não temos”, disse.

Quanto à média diária de testagem de pacientes, Daniel alegou não ser possível quantificar porque “hoje só está fazendo dos pacientes internados sintomáticos”.

No mais recente boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, com dados até 17h30 de ontem, Dourados e macrorregião tem 42 casos notificados, dos quais 17 ainda são considerados suspeitos, 20 foram descartados e 5 excluídos, sem confirmações ou óbitos. No município são 31 notificações e 12 suspeitos. 

ESTADO

Na terça-feira (24), a Secretaria de Estado de Saúde anunciou ter recebido do Ministério da Saúde 600 kits para testar Sars-Cov-2, o novo coronavírus, 240 kits disponibilizados no dia 20 e 360 exames na segunda-feira (23).

Ontem, em coletiva transmitida nas redes sociais do governo estadual, a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Cristhinne Carvalheiro, revelou que Mato Grosso do Sul já realizou 480 testes.

“É importante dizer que muitos testes precisam ser usados para a mesma amostra, às vezes essa amostra não é suficiente, é chamado de inconclusivo, temos que repetir exame, precisamos da utilização desse teste para confirmação. Até hoje são 480 testes realizados”, detalhou.

Ela explicou ainda que são notificados todos os casos de SRAG hospitalizados. “Isso são todas as síndromes respiratórias agudas graves. Tudo aquilo que é um resfriado mais grave com sintomas parecidos, febre coriza, falta de falta de ar”, esclarece.

Como o Ministério da Saúde recomenda testar não apenas o Covid-19, todo paciente que chega com sintoma de gripe grave, síndrome respiratória aguda grave, tem amostra colhida para análise no Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul), que faz exame para detectar nove tipos de vírus, entre eles o Covid-19.

Comentários