Brasil

Dourados supera 30 mil casos de Covid e registra morte de mulher isolada em casa

Somente nas 24 horas transcorridas até esta sexta-feira o município teve mais 203 diagnósticos do novo coronavírus e quatro óbitos atribuídos à doença

Diagnósticos de Covid-19 já passam de 30 mil em Dourados (Foto: Divulgação/Governo MS) Diagnósticos de Covid-19 já passam de 30 mil em Dourados (Foto: Divulgação/Governo MS)

Com 203 diagnósticos nas 24 horas recentes, Dourados chegou nesta sexta-feira (21) à marca de 30.097 casos confirmados do novo coronavírus. Nesse mesmo intervalo de tempo, houve a confirmação de quatro óbitos atribuídos à doença no município, um deles de mulher que estava em isolamento domiciliar, passou mal e morreu antes da chegada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), acionado por familiares.

Atualmente, a maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul, habitada por mais de 225 habitantes, celebra 27.810 pessoas recuperadas da Covid-19, mas lamenta as mortes de 474 moradores locais e de 274 vindos de outras localidades, já que é referência em alta e média complexidade para uma região habitada por aproximadamente 800 mil sul-mato-grossenses.

Enquanto isso, ainda lutam contra a doença 1.074 pacientes em isolamento domiciliar e 161 hospitalizados, dos quais 91 internados em enfermarias e 71 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), cujas vagas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) seguem com 100% de ocupação há quase dois meses e na quinta-feira (20) havia 39 pessoas na fila.

Nas 24 horas transcorridas até hoje, foram confirmados quatro óbitos. Um deles referente a uma mulher sem comorbidades, com teste para Covid-19 já confirmado anteriormente, que morreu em casa na quinta-feira. Segundo a prefeitura familiares ligaram para o Samu porque ela estava com dispneia (falta de ar) e desconforto respiratório intenso, mas quando o socorro chegou, ela já estava em parada cardiorrespiratória.

Também de Dourados, foi confirmada hoje a morte de um homem com comorbidades internado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 Horas em 5 de maio e posteriormente transferido para hospital público por causa da gravidade do caso. Embora ele tenha falecido no dia 7 passado, só agora saiu o resultado da sorologia pós-óbito, confirmando o resultado positivo para Covid-19.

De outras cidades, foram confirmadas outras duas mortes. A primeira, de uma mulher residente em Ivinhema, com comorbidades. Internada na cidade de origem no dia 1º de maio, ela foi trazida para hospital particular de Dourados, mas apresentou piora do quadro, evoluindo a óbito na segunda-feira (17).

Já na quinta-feira faleceu um homem morador em Rio Brilhante. Com comorbidades, ele foi internado em unidade hospitalar da rede privada de Dourados no dia 11 de maio, com teste para Covid-19 já confirmado anteriormente e mesmo com o atendimento médico não resistiu.

 

Comentários