COVID-19

Drive-thru em Dourados realiza 25 testes no segundo dia em atividade

Dourados já realizou 42 testes através do drive-thru - Crédito: Wender Carbonari/Dourados News/Arquivo Dourados já realizou 42 testes através do drive-thru - Crédito: Wender Carbonari/Dourados News/Arquivo

Nesta quarta-feira (29/4), 25 pessoas realizaram testes para coronavírus (Covid-19) em Dourados sem ter que saír do próprio veículo. A coleta de amostras acontece três vezes na semana na sede do Corpo de Bombeiros, na Avenida Presidente Vargas. 

As atividades do segundo dia de drive-thru do Covid-19 ocorreram dentro da normalidade, conforme informações de membros do Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus durante transmissão ao vivo em rede social da prefeitura por volta das 15 horas. 

O médico Ricardo do Carmo, membro do COE (Comitê Operativo de Emergência do Estado de Mato Grosso do Sul), disse que não atingir a capacidade diária de 30 testes indica situação de estabilidade em Dourados. 

“Isso é positivo, sinal que as pessoas não estão ficando doentes. O veículo é uma maneira de proteger, feito em ambiente aberto para proteger o profissional assim como os pacientes”, Ricardo.

Somando com os 17 testes de biologia molecular (RT-PCR) realizados na segunda-feira (27), é possível afirma que já foram coletadas 42 amostras via drive-thru em Dourados. 

Para que seja garantida a agilidade necessária neste processo, a central administrativa do drive-thru trabalha sempre para garantir o máximo de agilidade na hora da coleta. 

Após ser coletado, o material é enviado ao Lacen (Laboratório Central de Saúde) em no máximo 24 horas, em Campo Grande. Após receber os materiais para análise, o Lacen tem aproximadamente 72 horas para emitir os laudos com os resultados. 

Ricardo ressalta que a opção do drive-thru, além de dinâmico, é importante para garantir o mínimo de contato possível com a pessoa suspeita de ter contraído o vírus. Esta precaução garante a segurança necessária para evitar transmissões e proteção ao profissional de saúde. 

DISQUE CORONAVÍRUS 

Para agendar atendimento o telefone para contato é (67) 3311-6263.  

O atendimento via telefone serve também para esclarecimentos de dúvidas para a população sobre coronavírus. 

Nesta semana a realização dos exames no Corpo de Bombeiros Militar em Dourados, nos dias 27 e 29 de abril e no dia 1º de maio, no horário das 14h às 16h. 

MAIS TESTES

Além dos testes por drive-thru, os douradenses que apresentarem síndromes de doenças respiratórias e não possuírem veículos podem realizar o teste de biologia molecular (RT-PCA) na unidade de atendimento para síndromes gripais, Ramão Vieira. 

Esta unidade de referência para casos de coronavírus e outras doenças respiratórias está localizada no bairro Jardim Santo André. 

Os telefones para atendimentos disponíveis 24 horas por dia são (67) 98468-8386 e (67) 98468-8259. 
Médicos e enfermeiros estarão de plantão, inclusive nos fins de semana, orientando e prestando esclarecimentos à população que apresentar os sintomas do Coronavírus.


 

 

Comentários