Brasil

Em estado de emergência, Hemosul abre hoje para doações de sangue até 17h

Todo primeiro sábado do mês o Hemosul abre as portas para receber doadores que não podem comparecer durante a semana

O Hemosul fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304. (Foto: Divulgação/Governo do Estado) O Hemosul fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304. (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

Em estado de emergência para sangue dos tipos O+, O-, A+ e B+, o Hemosul está com expediente integral neste sábado. Aberto desde 7h da manhã o atendimento segue até 17h para doações de sangue.

Desde agosto o Hemosul passou a abrir neste horário no primeiro sábado de cada mês como estratégia para contemplar doadores que trabalham durante a semana e não conseguem ir até a unidade.

Critérios - Para doar sangue é preciso estar com documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista. Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos, no entanto, adolescentes precisam estar acompanhados do responsável para doar.

Embora a legislação permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul no Estado reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses. é importante também doar antes de tomar a dose de qualquer vacina, e claro, estar bem alimentado.

Agendamento - Além da doação espontânea em qualquer dia da semana, exceto aos domingos e feriados, é possível agendar para evitar aglomeração em tempos de pandemia. Os telefones para agendamento na Capital são os fixos (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316.

Entre as medidas adotadas pelo Hemosul para prevenir o contágio da Covid-19, está o uso obrigatório de máscaras e aferição de temperatura corporal dos voluntários.

O Hemosul está localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, n° 1304 no Centro de Campo Grande.

Comentários