Brasil

Estudantes interessados em mudar de curso podem se inscrever

De 26 de fevereiro a 8 de março, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realiza as inscrições dos estudantes que desejam participar da seleção para a Mobilidade Acadêmica Interna (MAI), que permite a transferência de um curso de graduação para outro dentro da instituição.

São oferecidas 117 vagas para troca de curso em: Artes Cênicas; Biotecnologia; Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura); Ciências Sociais; Engenharia Agrícola; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Aquicultura; Engenharia de Computação; Engenharia de Energia; Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica; Física; Geografia; Gestão Ambiental; História; Letras; Licenciatura em Educação do Campo (habilitação em Ciências Humanas e habilitação em Ciências da Natureza); Matemática (1º e 2º semestre); Nutrição; Química (Bacharelado e Licenciatura); e Zootecnia. 

As vagas estão distribuídas entre ampla concorrência e cotas sociais, conforme estabelecido pela Lei nº 12.711/2012 e a atualização da lei de cotas (nº 14.723, de 13 de novembro de 2023), seguindo o mesmo modelo do SiSU (Sistema de Seleção Unificada).

A inscrição para mobilidade interna é feita mediante o envio de documentos digitalizados para o e-mail da Secretaria Acadêmica da Faculdade (quadro 2 do edital). A documentação necessária é: a ficha de inscrição (anexo 1 do edital) devidamente preenchida, uma cópia do histórico escolar de graduação e uma cópia legível do documento de identidade (RG) ou equivalente. 

Cada estudante pode fazer apenas uma inscrição, indicando um único curso de destino. A classificação dos candidatos será baseada no Índice de Desempenho Acadêmico (IDA) obtido nas disciplinas cursadas pelo aluno. 

O resultado será divulgado em ordem de classificação, do maior para o menor IDA, até o preenchimento das vagas ofertadas para o curso desejado. Em caso de empate, os critérios de desempate serão: maior carga horária cursada, menor número de reprovações e maior idade do candidato, nesta ordem. A divulgação do resultado ocorrerá a partir do dia 20 de março, no seguinte endereço eletrônico: https://portal.ufgd.edu.br/pro-reitoria/prograd/mobilidade-academica.

Esses candidatos selecionados terão entre os dias 20 a 22 de março para efetuar a matrícula, também por meio do envio para a Secretaria Acadêmica da Faculdade.

 Todos os procedimentos necessários estão descritos no Edital de abertura PROGRAD nº 7, de 21 de fevereiro de 2024, Processo Seletivo de Mobilidade Acadêmica Interna - PSMAI/UFGD-2024-1, diisponível em: https://editais.app.ufgd.edu.br/processo/978/PROGRAD.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Coordenadoria de Gestão Acadêmica pelos telefones: 3410-2820, 3410-2825 e 3410-2826.

Comentários