Brasil

Exercícios deixam a pele mais bonita: 5 benefícios da prática esportiva

A prática da musculação, por exemplo, é capaz de incentivar a produção de hormônios do crescimento - Crédito: Shutterstock A prática da musculação, por exemplo, é capaz de incentivar a produção de hormônios do crescimento - Crédito: Shutterstock

Talvez algumas pessoas não saibam, mas, o tradicional skincare tem um aliado de peso para deixar a pele mais bonita: os exercícios físicos. Praticar alguma atividade esportiva com regularidade, além de promover a definição muscular e a queima de gordura também consegue turbinar a saúde como um todo.

“O estilo de vida e os bons hábitos influenciam muito a qualidade da pele. Os exercícios físicos, por exemplo, quando praticados de forma regular, na dose certa e bem orientados, trazem uma série de benefícios para a saúde, inclusive para a pele. A atividade física (incluindo exercícios aeróbicos, musculação e alongamentos) é importante em diversos aspectos”, conta a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

“Quando realizamos atividade física regular, diminuímos o nível de cortisol, melhorando a elasticidade, controle de acne e oleosidade. Além de aumentarmos a própria barreira de proteção da pele”, completa a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, médica atuante em Medicina do Estilo de Vida e membro do American College of Lifestyle Medicine.

Por todos esses motivos, com a ajuda das médicas especialistas, separamos cinco benefícios importantes que a prática correta e regular de exercícios físicos pode proporcionar para a sua pele. Confira:

Benefícios que os exercícios promovem para a saúde e o aspecto da pele

1. Gera efeito detox e antioxidante para a pele – “Durante a atividade física, toda a nossa circulação fica mais solicitada. O sistema arterial – sangue que ‘alimenta’ os músculos em movimento – aumenta seu fluxo e, consequentemente, o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive a pele. Isso se reverte na pele deixando-a mais hidratada, corada e mais viçosa”, explica a Dra. Lamaita.

“Com a atividade física, também temos aumento de antioxidantes endógenos, que combatem os radicais livres; isso leva ao retardamento do envelhecimento”, completa a cirurgiã vascular.

2. Promove o antienvelhecimento

– A prática da musculação, por exemplo, é capaz de incentivar a produção de hormônios do crescimento e L Glutamina. Substâncias que, segundo a Dra. Lassance, “exercem grande ação antienvelhecimento”.

“Outro benefício antienvelhecimento é usar adequadamente a energia proveniente do carboidrato (açúcar) que consumimos, diminuindo o stress oxidativo e evitando a glicação do colágeno, um processo no qual o açúcar excedente liga-se às fibras de sustentação da pele, favorecendo o aparecimento de flacidez e rugas”, reforça.

3. Deixa a pele tonificada

– De acordo com a Dra. Lassance, o movimento durante os exercícios gera uma constante renovação, fortalecimento e regeneração de estruturas que dão tonicidade para a pele. “Isso reduz o risco de flacidez ou o aparecimento de rugas”.

4. Combate a acne

– Segundo as especialistas, níveis altos de cortisol no organismo favorecem o aparecimento de acne. Mas, advinha quem consegue diminuir a produção desse hormônio no corpo? Sim, o exercício físico. “O cortisol [hormônio do estresse] está relacionado ao aumento de oleosidade e à diminuição da produção natural de ácido hialurônico na pele”, revela a Dra. Lamaita.

5. Aumenta a suavidade da pele –

“As endorfinas são os analgésicos naturais do organismo. São produzidos pela hipófise e conferem sensação de bem-estar, felicidade e euforia, o que acaba influenciando e, consequentemente, afetando positivamente a aparência da pele”, finaliza a Dra. Lassance.

Comentários