Brasil

Falta de pagamento e condições de trabalho levam categoria da enfermagem agendar paralisação na segunda

Técnicos de enfermagem protestaram recentemente em frente da UPA devido a retirada de direitos - Foto: Divulgação Técnicos de enfermagem protestaram recentemente em frente da UPA devido a retirada de direitos - Foto: Divulgação

Servidores de saúde, enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem de Dourados farão paralisação na segunda-feira (23)  em protesto contra contra a falta de pagamentos estabelecidos em acordo, condições de trabalho e pela falta de equipamentos de proteção individual (EPI). 

Ofício do Sindicato dos Servidores da Enfermagem da Grande Dourados (Sindenf) informa que a manifestação será das 7h30 às 11h em frente da prefeitura. O local é palco de manifestos, já que concentra o gabinete da prefeita Délia Razuk. 

O documento foi protocolado na prefeitura e ainda informa que será mantido "30% dos profissionais da enfermagem nas unidades de saúde, com foco em atendimento de situações agudas, de urgência e emergência", como preconiza lei em caso de manifestos e greves. 

A categoria de enfermagem foi convocada pelo Sindenf a participar do ato. Foi orientado para que todos compareçam com máscara, jaleco,  apito, cartazes, mantenham o distanciamento e que levem  álcool gel. 

Conforme o ofício,  a Secretaria Municipal de Saúde não cumpriu  acordo firmado com a categoria sobre o pagamento do incentivo financeiro PMAQ,  Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. 

O PMAQ-AB tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos . Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento. 

Conforme o Sindicato, a categoria busca a implantação do incentivo de forma imediata em folha implementar, tendo em vista que os valores encontram-se à disposição da prefeitura.

 

Comentários