Brasil

Final de ano pode elevar estresse em até 75%, diz estudo

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Acúmulo de cansaço do ano que passou, preocupações – com festas, presentes e dinheiro –, além da ansiedade com um novo ano que se inicia. Você já sentiu os efeitos do excesso de estresse em dezembro? Se a resposta for sim, saiba que não é o único e nem a única.

Segundo a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente do International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), o estresse de fim de ano começa na segunda semana de novembro e costuma terminar apenas na primeira semana de janeiro. Estudos da ISMA mostram que a tensão em dezembro, se comparada aos outros meses do ano, aumenta em média 75%.

Na pesquisa, realizada no Brasil, foram entrevistadas 678 pessoas com idade entre 25 e 55 anos.

Veja as respostas sobre como se sentiam no fim de ano: 75% ficam mais irritadas, 70% mais ansiosas, 80% sentem a tensão no corpo e 38% têm problemas para dormir.

As mulheres são mais afetadas, segundo Ana Maria Rossi . De acordo com a psicóloga, há, em média, 82% de nível de estresse afetando as mulheres contra 75% relacionado aos homens.  "Mulheres são mais vulneráveis que os homens porque acumulam mais responsabilidades", diz Ana Maria.

Segundo a psicóloga Ana Maria Rossi , o Natal, que é visto como uma celebração, uma comemoração e a reunião de familiares e amigos, pode despertar tristeza, depressão ou culpa.

"Quando a pessoa não tem mais amigos, quando familiares já não estão mais por aqui, ela tende a ficar mais deprimida. Se ela focar nas perdas pode ter mais problemas, se ruminar aquilo, pode ficar deprimida e aí já não é mais tristeza, é um patamar adiante", diz a psicóloga.

Já em relação ao Ano Novo, há um sentimento maior de ansiedade por conta da definição de metas e realização de objetivos estabelecidos no último ano.  "Se a pessoa não tiver auto estima elevada, infraestrutura emocional forte ela pode se sentir ansiosa e culpada também", afirma Ana Maria Rossi.

É recomendado fazer metas para o próximo ano?

A especialista em estresse explica que, dependendo do perfil da pessoa, se ela planeja e nunca cumpre, não vale a pena. No entanto, Ana Maria Rossi dá algumas dicas para quem pretender organizar as metas:

Além disso, a psicóloga destaca que um mapa de visualização, com colagens de imagens e figuras fazendo referências às metas, é um ferramenta importante para guiar a trajetória até a conquista dos objetivos.

 

 

 

 

Comentários