Brasil

Fundação cede equipamentos para MS ampliar processamento de testes

Laboratório da Fiocruz no Rio de Janeiro repassou instrumentos para desafogar o Lacen

Laboratório Central de Mato Grosso do Sul processa 600 exames de covid-19 por dia (Foto: Divulgação/Lacen) Laboratório Central de Mato Grosso do Sul processa 600 exames de covid-19 por dia (Foto: Divulgação/Lacen)

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) cedeu equipamentos para a SES (Secretaria Estadual de Saúde) ampliar a capacidade de processamento de exames para diagnóstico de novo coronavírus em Mato Grosso do Sul.

Os instrumentos vêm do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, o Bio-Manguinhos, do Rio de Janeiro (RJ). Segundo falou o secretário Geraldo Resende, em transmissão ao vivo nesta sexta-feira (3), o reforço vai permitir rodar mais 200 testes diários no Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul). Os equipamentos começam a funcionar na próxima terça-feira (7).

Hoje, o Lacen é capaz de processar diariamente cerca de 600 amostras de exames por biologia molecular, com coleta pelo nariz, indicado para pacientes sintomáticos há até sete dias.

O laboratório chegou a ter represadas aproximadamente 2 mil amostras nesta semana. Para desafogar o local, a SES manda lotes de exames para processamento no Instituto Butantan, em São Paulo (SP), há pelo menos 15 dias.

O avanço da testagem, combinado com a baixa capacidade de rodagem das amostras em laboratório no Estado, provocou aumento no tempo para divulgação dos resultados, antes limitado a 72 horas após a coleta.

Boletim - Conforme a SES, Mato Grosso do Sul soma 9.388 casos de novo coronavírus - 56,3% deles confirmados em laboratório. A doença já matou 107 pessoas no Estado.

Comentários