Brasil

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

Governo determinou a retirada imediata de dez marcas de azeites de oliva devido a fraudes na importação, adulteração e distribuição - Crédito: Tomas May/Embrapa/Reprodução/ Governo determinou a retirada imediata de dez marcas de azeites de oliva devido a fraudes na importação, adulteração e distribuição - Crédito: Tomas May/Embrapa/Reprodução/

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) emitiu uma determinação urgente para o recolhimento imediato de dez marcas de azeite, após a descoberta de um esquema de fraude revelado pela Operação Getsêmani.

As marcas afetadas por essa medida são: Terra de Óbidos, Serra Morena, De Alcântara, Vincenzo, Az Azeite, Almazara, Escarpas das Oliveiras, Don Alejandro, Mezzano e Uberaba.

A Operação Getsêmani, realizada entre 6 e 8 de março em diferentes estados do país, incluindo Saquarema (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE) e Natal (RN), resultou na apreensão de um total de 104.363 litros de azeite de oliva adulterado, além de uma variedade de rótulos e embalagens.

Durante as inspeções, os fiscais descobriram que os azeites estavam sendo comercializados em condições higiênicas inadequadas, apresentando composição desconhecida. Essa situação representa um risco à saúde pública e configura práticas desleais de concorrência.

Para os consumidores que adquiriram essas marcas de azeite de oliva, o Mapa recomenda a interrupção imediata do consumo e a busca de orientações conforme o Código de Defesa do Consumidor para a substituição dos produtos.

Recomendações aos consumidores:

Comentários