Brasil

Governo prepara medidas preventivas para combate a incêndios florestais

Entre as ações está a compra de aeronave para ações de combate aos focos de incêndio

Vultos dos trabalhadores em meio ao fogo em uma fazenda de Corumbá (Foto: Paulo Francis - Arquivo) Vultos dos trabalhadores em meio ao fogo em uma fazenda de Corumbá (Foto: Paulo Francis - Arquivo)

O governo estadual prepara medidas preventivas para o combate a incêndios florestais, em Mato Grosso do Sul, para o segundo semestre do ano. A intenção é já estar preparado para situações críticas como ocorreu no Pantanal, nos meses de março e abril deste ano, quando houve queimadas na região.

“Por conta de uma situação atípica no Pantanal, que nos meses de março e abril registrou queimadas na região, acionamos o Comitê de forma permanente e demos início a uma série de ações preventivas. O Ibama já antecipou a contratação de brigadistas”, descreveu o secretário estadual de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Jaime Verruck.

Ele citou que o governo está concluindo a licitação para adquirir horas de voo em deslocamentos de aeronaves vindas de outros estados, caso haja necessidade de um combate a focos de incêndio aéreo. Também ponderou a importância do bom diálogo com o governo federal e estados vizinhos para uma ação em conjunto.

Outra medida é adquirir uma aeronave para o combate a incêndios, que será destinada para o Corpo de Bombeiros. Os recursos para esta aquisição serão do Imasul (Instituto Estadual de Meio Ambiente). Segundo o governo, no ano passado Mato Grosso do Sul registrou mais de 11,6 mil focos de incêndio florestal, tendo um aumento de 389%, em relação a 2018.

“No ano passado, em decorrência da gravidade da situação das queimadas no Estado, nós reativamos o Comitê Interinstitucional de Combate a Incêndios Florestais, que conta com Semagro, Imasul, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Ibama, por meio do PrevFogo”, citou o secretário.

Foi lançado inclusive ontem (5) a campanha estadual de combate a incêndios. “A cada ano tem uma proposta diferente, mas sempre com o mesmo objetivo de combater e prevenir o fogo. Não temos condições de realizar tudo isso sem essa rede de instituições envolvidas”, disse Verruck. Ele adiantou que em plena pandemia, as atividades vão exigir mais empenho dos entes envolvidos.

Comentários