Brasil

Governo realiza ação social e educativa em aldeias de Dourados na próxima semana

Ação começa na próxima semana em Dourados - Crédito: Divulgação Ação começa na próxima semana em Dourados - Crédito: Divulgação

Na próxima semana, entre os dias 20 e 24 de março, a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), em parceria com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e as demais forças de segurança do Estado, promoverão uma ação educativa e social para atender as aldeias indígenas Jaguapiru e Bororó, em Dourados.

O objetivo é oferecer aos moradores atendimento vacinal, palestras educativas e outros serviços, como a emissão do RG, confecção de Boletins de Ocorrência, cursos de formação, entre outras agendas, garantindo a cidadania da população indígena.

Uma carreta da PRF, equipada com um auditório e estrutura de som e imagem, será o ponto focal da ação, servindo como apoio para os eventos.

Conforme a programação, os atendimentos serão realizados nas proximidades da Escola Municipal Francisco Meireles e Missão Caiuá,  na Aldeia Jaguapiru. Um ônibus da prefeitura de Dourados fará o deslocamento de indígenas que estiverem nas proximidades.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, a ação promove Mato Grosso do Sul no cenário nacional e mostra a importância da população indígena neste trabalho conjunto entre a Sejusp, PRF e as demais forças de segurança.

“Essa ação da PRF e da Sejusp nas aldeias de Dourados busca promover, por meio de uma campanha educativa, a redução dos índices criminais, em especial a redução da violência contra mulher, contra crianças e adolescentes. Policiais civis, rodoviários e militares estarão presentes realizando palestras, oitivas e ações educativas, além de levar cidadania, com a emissão de cédulas de identidade e outros serviços”, afirmou o secretário.

Nesta ação serão oferecidos:  Curso de Formação de Brigada de Incêndio e Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, ambos do Corpo de Bombeiros Militar; atendimento da Delegacia da Mulher Itinerante, com registros de Boletins de Ocorrência e execução de oitivas; emissão da primeira via do RG, serviço oferecido pelo Instituto de Identificação da CGP (Coordenadoria Geral de Perícias); vacinação contra Covid e vacina Bivalente para crianças, oferecidas pela SES; e exposição de animais taxidermizados da PMA (Polícia Militar Ambiental).

Também estão na programação diversas palestras, entre elas do Promuse (Programa Mulher Segura) e do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), ambos programas da Polícia Militar. Para as crianças também haverá a exibição de curtas metragens no mini auditório da carreta.

 

Comentários