UEMS

Inscrições para o FameLab Internacional 2020 vão até 31 de janeiro

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTCI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e o Conselho Britânico publicaram a Chamada Pública para identificar e apoiar estudantes no âmbito da competição internacional FameLab de comunicação científica. O concurso consiste na realização de uma apresentação oral sobre um tópico de ciência ou tecnologia, com a duração máxima de três minutos, sem recursos de apresentação.

O FameLab foi lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e está presente em 32 países. São seus objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos do dia a dia da sociedade; incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação, em especial, a habilidade oral; desenvolver habilidades e oportunidades para cientistas e engenheiros se envolverem com o público de uma maneira interativa e informativa, reconhecendo a importância da comunicação; compartilhar conhecimento, inovação e ciência desenvolvidos em universidades, centros de pesquisa e empresas em uma ampla rede internacional; e fomentar a paixão por ciência e inovação.

Podem se inscrever pessoas com idade mínima de 21 anos e fluentes em Português e Inglês, sendo: brasileiros residindo no Brasil com Mestrado (stricto sensu), doutorado, pós-doutorado e livre-docente, em andamento ou concluído, nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias em uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira reconhecida pelo MEC;

estrangeiros que estejam devidamente matriculados e cursando mestrado, doutorado, pós-doutorado ou livre-docência nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias em uma IES brasileira reconhecida pelo MEC; ou candidatos de anos anteriores que não tenham sido contemplados com o prêmio podem submeter seus vídeos para avaliação novamente.

As candidaturas devem ser apresentadas até o dia 31 de janeiro de 2020, por meio de um vídeo de inscrição e realização de cadastro eletrônico on-line disponível em www.famelab.com.br. Algumas Fundações exigem que os vídeos sejam submetidos em plataforma própria e tais regras devem ser consultadas junto ao edital.

As diretrizes da Fundect para esta chamada podem ser acessadas clicando AQUI.

O vídeo de apresentação oral em português seguido da respectiva versão em inglês sobre um tópico de ciência ou tecnologia deve ainda ter duração máxima de seis minutos, sendo no máximo três minutos para cada versão. Os vídeos não podem fazer uso de Power Point ou outro dispositivo eletrônico de apresentação, deve estar sem música de fundo e sem edições ou efeitos especiais.

Os selecionados terão suas despesas de participação nas etapas presenciais nacionais (passagem aérea – ida e retorno – e diária) custeadas pelo CNPq, pela Fapesp e demais FAPs parceiras, segundo suas próprias normas. Participam dessas chamadas as seguintes fundações: Fundação Araucária (Paraná), Facepe (Pernambuco), FAPDF (Distrito Federal), Fapeal (Alagoas), Fapeam (Amazonas), Fapeg (Goiás), Fapema (Maranhão), Fapemig (Minas Gerais), Fapepi (Piauí), Faperj (Rio de Janeiro), Fapern (Rio Grande do Norte), Fapes (Espírito Santo), Fapesb (Bahia), Fapesc (Santa Catarina), Fapesp (São Paulo), Fapesp (Pará), Funcap (Ceará) e Fundect (Mato Grosso do Sul).

Os semifinalistas serão anunciados no dia 3 de abril de 2020 e os eventos nacionais, incluindo a final nacional, entre 4 e 8 de maio. O vencedor nacional disputará a final internacional, no Reino Unido, no mês de junho.

Acesse a Chamada completa: http://confap.org.br/pt/editais/33/famelab-2020

Mais informações: www.famelab.com.br

Mais informações contato@britishcouncil.org.br

Comentários