ESPORTE

Mais de 400 atletas vão disputar modalidades coletivas dos Jogos Escolares

Jogos acontecem em Três Lagoas, entre os dias 21 e 24 de outubro - Crédito: Lucas Castro/Fundesporte Jogos acontecem em Três Lagoas, entre os dias 21 e 24 de outubro - Crédito: Lucas Castro/Fundesporte

Três Lagoas recebe, entre os dias 21 e 24 de outubro, a etapa dos esportes coletivos na faixa etária de 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2021. A maior competição estadual esportiva-escolar é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

No total, vão participar 432 alunos-atletas (194 no feminino e 238 no masculino) e 37 técnicos de 20 municípios: Amambai, Aquidauana, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coxim, Dourados, Jardim, Maracaju, Naviraí, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Três Lagoas.

Serão disputadas cinco modalidades: basquetebol, basquete 3x3, futsal, handebol e voleibol. Neste ano, os Jogos nesta faixa etária não será seletiva à fase nacional. Isso porque o Comitê Olímpico do Brasil (COB) cancelou, em agosto, os Jogos da Juventude 2021, antes previstos para o mês de dezembro, em Aracaju (SE).

Mesmo não sendo classificatório à etapa brasileira, a Fundesporte decidiu realizar o evento para motivar atletas e técnicos, além de promover o convívio social após longo período de isolamento causado pelo novo coronavírus (Covid-19). “Não tem preço ver a alegria dos nossos atletas quando vêm disputar os Jogos. Eles se dedicam nos treinos e esperaram muito por esse momento, ainda mais na pandemia, em que os treinos foram paralisados e muitas competições também”, frisa o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

O congresso técnico será on-line, por meio da plataforma Google Meet, nesta quarta-feira (20), às 17 horas. As delegações com estudantes-atletas, técnicos e membros de comissão chegam na quinta-feira (21) e vão ser recepcionadas a partir das 8 horas na Arenamix. No local será realizado o credenciamento, a regularização de pendências junto à Secretaria Geral dos Jogos e funcionará o refeitório.

Medidas sanitárias rígidas

A pandemia da Covid-19 não acabou e, portanto, todas as competições escolares realizadas pela Fundesporte neste ano seguem esquema de “blindagem” para a transmissão viral. Protocolo de orientação de biossegurança, elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), será adotado à risca, assim como foi nas etapas anteriores dos Jogos Escolares (12 a 14 anos e 15 a 17 anos, nas individuais) e nas Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul.

Todos os envolvidos no evento (equipe organizadora da Fundesporte, médicos e fisioterapeutas, árbitros e dirigentes/chefes de delegação e demais membros de estafe) passam por testes de Covid-19 (coleta com swab/cotonete nasal), realizados por profissionais da SES.

Os integrantes das delegações (estudantes-atletas, técnicos, motoristas e demais funcionários) são testados no ato do embarque, com emissão de laudo que comprove o resultado negativo. Além disso, todos os alunos-atletas passam por avaliação médica prévia, uma das obrigatoriedades do regulamento geral dos Jogos. Posteriormente, cada município, por meio de sua secretaria de saúde, ficará encarregado de monitorar os participantes por pelo menos 10 dias, conforme orientação da SES.
 

Comentários