Brasil

Manifestantes liberam circulação de veículos na fronteira com a Bolívia

Veículos cruzando a fronteira da Bolívia com o território corumbaense. - Crédito: (Setlog) Veículos cruzando a fronteira da Bolívia com o território corumbaense. - Crédito: (Setlog)

Depois de 42 horas de bloqueio, manifestantes liberaram a circulação de veículos na fronteira entre o Brasil com a Bolívia, por volta das 18 horas desta terça-feira, dia 09 de agosto. Os integrantes do Comitê Cívico de Puerto Quijarro, interditavam o tráfego entre o país vizinho e Corumbá, desde à meia noite de segunda-feira (08) em protesto contra a adiamento do Censo Demográfico para 2024.

O fluxo pelo local está aos poucos voltando normalidade no começo desta noite. Pelo menos 700 caminhões aguardavam na fila pela liberação da pista, conforme a mais recente estimativa da Setlog (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística) Pantanal.

Mais cedo, contudo, o presidente do Comitê Cívico de Puerto Quijarro, Mario Enrique Rodriguez, não descartou a possibilidade de novos bloqueios, caso o governo boliviano não dê respostas sobre as reivindicações dos manifestantes em até uma semana.

“O que queremos é que o Censo Demográfico seja realizado até junho de 2023, no máximo. O último foi realizado em 2012, ou seja, de lá pra cá muita coisa mudou", disse em entrevista ao site Diáriao Corumbaense. Este foi o segundo protesto em 15 dias. 

Comentários