Brasil

Maracanã será transformado em um hospital de campanha para tratar pacientes de coronavírus, diz Witzel

Outros três hospitais serão construídos na Barra da Tijuca, Nova Iguaçu e São Gonçalo e devem ser inaugurados em até 15 dias.

O Estádio do Maracanã será adaptado para receber, em até duas semanas, mais um hospital de campanha no estado para atender pacientes do coronavírus.

Em entrevista ao Bom Dia Rio desta quinta-feira (26), o governador Wilson Witzel afirmou que o objetivo é aumentar a capacidade de atendimento.

"Toda essa logística está bem adiantada e deve ficar pronta em no máximo 15 dias", disse Witzel. Os outros três hospitais de campanha já anunciados estão mantidos.
 

Além do Maracanã, os hospitais ficarão no Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio; no antigo aeroclube de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense; e em São Gonçalo. Segundo Witzel, as unidades terão 900 leitos e devem ficar prontas em no máximo 15 dias.

Witzel afirmou que também estão previstas a ampliação do número de leitos no Hospital do Cérebro, passando de 44 para 100 vagas, e a compra de 900 respiradores para atender a população infectada pelo Covid-19.

O governador disse também que, a partir da curva de contaminação, será possível fazer uma avaliação no dia 4 de abril das restrições de mobilidade e começar a retomada da atividade econômica no estado do RJ.

O que é um hospital de campanha

O hospital de campanha é uma unidade provisória e conta com equipamentos, médicos e outros profissionais de saúde para atender apenas casos específicos de pacientes que tiveram a saúde afetada por alguma situação ou doença, como é o caso do coronavírus.

Normalmente, esses hospitais são construídos para dar apoio a outras unidades de saúde do estado.

Comentários