SAFRA 2021/2022

Ministério aprova zoneamento agrícola de risco climático para soja em MS

Zoneamento aprovado pelo Ministério da Agricultura visa identificar municípios aptos e os períodos de plantio com menor risco climático para o cultivo da soja - Crédito: Hedio Fazan/ Dourados News/ Arquivo Zoneamento aprovado pelo Ministério da Agricultura visa identificar municípios aptos e os períodos de plantio com menor risco climático para o cultivo da soja - Crédito: Hedio Fazan/ Dourados News/ Arquivo

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aprovou o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura de soja no Estado de Mato Grosso do Sul, com vigência específica para o ano-safra 2021/2022. 

Conforme a Portaria nº 113, de 11 de maio de 2021, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (12) e assinada pelo secretário de Política Agrícola da pasta, César Hanna Halum, o objetivo é identificar os municípios aptos e os períodos de plantio com menor risco climático para o cultivo dessa cultura em território estadual, com base em um modelo de balanço hídrico. (Clique aqui para conferir na íntegra)

O documento apresenta uma nota técnica segundo a qual “os elementos climáticos que mais influenciam na produção da soja (Glycine Max (L.) Merril) são a precipitação pluvial, temperatura do ar e fotoperíodo”. 

“A disponibilidade de água é importante, principalmente, em dois períodos de desenvolvimento da cultura: germinação/emergência e floração/enchimento de grãos. Déficits hídricos expressivos, durante a floração/enchimento de grãos, provocam alterações fisiológicas na planta, como o fechamento dos estômatos e o enrolamento de folhas e, como consequência, causam a queda prematura de folhas e de flores e abortamento de vagens, resultando, em redução do rendimento de grãos”, detalha.

Ainda de acordo com essa publicação, a soja adapta-se melhor a temperaturas do ar entre 20ºC e 30ºC. “A temperatura ideal para seu crescimento e desenvolvimento está em torno de 30ºC. A faixa de temperatura do solo adequada para semeadura varia de 20ºC a 30ºC, sendo 25ºC a temperatura ideal para uma emergência rápida e uniforme”, pontua.

A nota técnica também menciona que a temperaturas menores ou iguais a 10ºC, o crescimento vegetativo da soja é pequeno ou nulo. “Temperaturas acima de 40ºC têm efeito adverso na taxa de crescimento. A floração da soja somente é induzida quando ocorrem temperaturas acima de 13ºC. A floração precoce ocorre, principalmente, em decorrência de temperaturas mais altas, podendo acarretar diminuição na altura de planta”, prossegue. 

Outra ponto mencionado pela publicação indica que para prevenção e controle da ferrugem asiática, “devem ser observadas as determinações relativas ao vazio sanitário e ao calendário de plantio, estabelecidas na Resolução nº 648, de 15 de agosto de 2017, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Estado do Mato Grosso do Sul – SEMAGRO”.

Produção 

De acordo com o Siga-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), os resultados ponderados da safra de soja 2020/2021 revelam que nos 3.529.551,36 hectares cultivados em Mato Grosso do Sul foi possível obter produtividade média de 62,83 sacas por hectare, o que resultou na produção recorde de 13.305.702,72 milhões de toneladas. 

No mais recente boletim Casa Rural divulgado pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e pela Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja), é detalhado que as exportações da oleaginosa pelo agronegócio estadual totalizaram 1,391 milhão de toneladas de janeiro a abril deste ano, com faturamento de US$ 662,5 milhões.

Comentários