Brasil

MS segue no ranking da OPAS como melhor estado que vacina no país

Foto: Divulgação/GovernoMS Foto: Divulgação/GovernoMS

Mato Grosso do Sul apresenta o maior percentual de doses aplicadas do país aponta relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O levantamento destaca que das 1.199.010 doses recebidas do Ministério da Saúde, até o dia 18 de maio, 970.472 doses foram aplicadas no Estado. O índice de aproveitamento de doses utilizadas foi de 81% deixando Mato Grosso do Sul como único Estado do país a estar acima de 80%, acima da média nacional de 66%.

O levantamento ainda aponta que Mato Grosso do Sul registra 33% de vacinados com a primeira dose permanecendo em primeiro lugar na listagem. E também ocupa a ponta com o melhor índice de imunização para a segunda dose, com 15% de vacinados contra a covid-19.

Apoio da OPAS

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) tem sido parceira de Mato Grosso do Sul e vem acompanhando as políticas de enfrentamento à Covid-19. Em outubro de 2020, a OPAS classificou as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), como positivas.

Na ocasião, entre os destaques, o estabelecimento do Comitê Multidisciplinar - que envolveu vários setores do governo quanto dos municípios – foi classificado com ponto essencial para o enfrentamento à pandemia. Segundo a avaliação dos técnicos, isto teria contribuído de forma benéfica para que o Estado apresentasse melhor quadro nas ações de combate à Covid-19.

Comentários