Mato Grosso do Sul está entre os estados que oferecem as melhores remunerações do país para trabalhadores com carteira assinada. Dados das Estatísticas do Cadastro Central de Empresas (Cempre), divulgados nesta quinta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o salário médio mensal no Estado alcançou R$ 3.798,16.
Embora o rendimento fique R$ 134,29 abaixo da média nacional, fixada em R$ 3.932,45, Mato Grosso do Sul ocupa a quinta posição no ranking dos maiores salários médios entre as unidades da federação.
Na comparação regional, o Estado aparece à frente dos vizinhos Mato Grosso, onde a remuneração média é de R$ 3.701,29, e Goiás, com R$ 3.318,35. Isso significa que os trabalhadores sul-mato-grossenses recebem, em média, R$ 96,87 a mais por mês do que os mato-grossenses e quase R$ 480 acima dos goianos.
O Distrito Federal lidera o levantamento nacional, com salário médio de R$ 6.845,13. O resultado é influenciado pelas características administrativas da capital federal, que concentra grande número de servidores públicos e atividades ligadas ao governo.
Na sequência do ranking aparecem Rio de Janeiro, com média de R$ 4.501,35, São Paulo, com R$ 4.423,04, e Rio Grande do Sul, com R$ 3.841,48.
Mato Grosso do Sul também supera estados tradicionalmente fortes na economia brasileira, como Santa Catarina, que registra salário médio de R$ 3.777,55, e Paraná, com R$ 3.731,30, consolidando-se entre os cinco estados com maior remuneração média do país.

Comentários