Brasil

Novo decreto libera funcionamento do comércio em Ponta Porã

Enquanto isso, no outro lado da fronteira, em Pedro Juan Caballero, a regra continua sendo de isolamento total.

O comércio de Ponta Porã estava fechado desde o último sábado (21) - Foto: Prefeitura de Ponta Porã O comércio de Ponta Porã estava fechado desde o último sábado (21) - Foto: Prefeitura de Ponta Porã

A Prefeitura de Ponta Porã liberou o funcionamento de todo o comércio nessa segunda-feira (30), porém, com algumas restrições. Apesar da nova medida, o toque de recolher continua, das 20h às 4h. A cidade tem um caso confirmado da doença. Enquanto isso, no outro lado da fronteira, no município de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, a regra continua sendo de isolamento total.

As atividades, segundo a prefeitura, foram retomadas para manter empregos e renda, reivindicação da classe empresarial com apoio de dois terços da população.

De acordo com decreto publicado no Diário Oficial, fica permitido o funcionamento do comércio em geral, das 9 às 16 horas, como lojas, centros comerciais, galerias e estabelecimentos semelhantes, desde que mantenham as regras estabelecidas. Agências bancárias seguem fechadas, mas os serviços internos de processamento de malotes e abastecimento de caixas eletrônicos devem ser mantidos.

Salões de beleza, centros de estética, esmaltarias, barbearias, spas e estabelecimentos similares, poderão atender somente mediante agendamento prévio, com restrição de público no seu interior, evitando filas de espera e aglomerações.

O funcionamento de restaurantes, conveniências, lanchonetes, cafés, padarias e estabelecimentos congêneres poderá acontecer por meio de entregas em domicílio ou de retirada de alimentos e produtos no local, sendo permitido, ainda, o consumo no próprio estabelecimento, desde que mantido um espaçamento mínimo de dois metros entre as mesas.

A flexibilização será mantida por tempo indeterminado, podendo sofrer alterações a qualquer momento, conforme são atualizados os dados da pandemia do novo coronavírus.

Conforme o prefeito Helio Peluffo Filho (PSDB), com atendimento dos protocolos sanitários, foi entendido que é possível a retomada das atividades comerciais.

O comércio de Ponta Porã estava fechado desde o último sábado (21) após a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Ponta Porã.

Confira aqui o novo decreto de Ponta Porã.

Casos em MS

O número de casos confirmados do novo coronavírus subiu para 44 em Mato Grosso do Sul. No momento, 51 casos são tratados como suspeitos e aguardam resultados de exames no Estado. 

Comentários