Brasil

PF mira estelionatários que usam funcionários de lotérica em MS para fraudar banco

Dois mandados de busca e apreensão são cumpridos em Campo Grande - Crédito: Divulgação/PF Dois mandados de busca e apreensão são cumpridos em Campo Grande - Crédito: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (9/2) a Operação Persuasão, com a finalidade de aprofundar a investigação de atos de aliciamento de funcionários de casas lotéricas para cometerem crimes de estelionato em detrimento do patrimônio da União.

Policiais federais estão cumprindo dois mandados de busca e apreensão em Campo Grande.

O esquema criminoso investigado possui, resumidamente, a seguinte dinâmica: um aliciador entra em contato com funcionários de lotéricas oferecendo oportunidade de obter ganhos financeiros. Entretanto, para ter esses benefícios, o funcionário precisa inserir dados falsos nos sistemas da lotérica com a finalidade de possibilitar aos fraudadores praticarem estelionato contra a Caixa Econômica Federal.

A investigação iniciou-se em 1º de abril de 2022, sendo identificadas cerca de 80 inserções de dados falsos no sistema da lotérica.

O nome da operação faz referência à forma como os aliciadores agem, tentando convencer os funcionários das casas lotéricas a participarem das atividades delituosas dos fraudadores.

Comentários