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Ponte na Hayel custará quase três vezes mais do que galeria na Presidente Vargas

Buraco que bloqueou trecho da Rua Hayel Bon Faker em março deste ano é semelhante à cratera que surgiu na Avenida Presidente Vargas em abril de 2019

Solução na Avenida Presidente Vargas foi galeria celular pré-fabricada de concreto armado (aduela)(Foto: Arquivo/Prefeitura de Dourados) Solução na Avenida Presidente Vargas foi galeria celular pré-fabricada de concreto armado (aduela)(Foto: Arquivo/Prefeitura de Dourados)

 

O valor homologado pela Prefeitura de Dourados na dispensa de licitação que contrata empresa para construção de ponte no trecho da Rua Hayel Bon Faker que desmoronou após o temporal de 18 de março deste ano é quase três vezes superior ao gasto para solucionar problema semelhante que afetou a Avenida Presidente Vargas em 2019.

Na terça-feira (28), foi homologado o valor R$ 2.365.383,39 na dispensa de licitação para que a Matpar Indústria Comércio e Engenharia LTDA execute as obras de infraestrutura para construção de ponte de concreto armado pré-moldado (10,24X16,00M) para transposição do Córrego Laranja Doce, bem como microdrenagem de águas pluviais, pavimentação asfáltica, sinalização viária e calçamento na Hayel.

Essa obra foi prometida pelo prefeito Alan Guedes (PP) na manhã de 8 de abril, exatamente três semanas o rompimento da galeria das águas do Córrego Laranja Doce sob a pista gerar uma cratera que desde então bloqueia totalmente o tráfego de veículos em um dos principais acessos a bairros nobres da região norte da cidade. Na ocasião, ele garantiu que a solução seria implementada nos próximos 120 dias contando do dia 18 de março.

Há três anos, em 2 de abril de 2019, as águas do mesmo córrego provocaram o colapso da galeria de águas pluviais sob a pista da Avenida Presidente Vargas e uma cratera bloqueou completamente a principal via de acesso ao município pela região.

 

Cratera bloqueou trecho da Avenida Presidente Vargas em 2019 (Foto: Arquivo/Prefeitura de Dourados)

Para solucionar aquele problema, a gestão da prefeita Délia Razuk levou nove meses e teve toda obra financiada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, que no dia 16 de maio daquele ano firmou com o município o Convênio nº 005/2019 – SGI/COVEN nº 29.199/2019, com vigência de cinco meses para repassar R$ 871.827,88 em duas parcelas iguais, de R$ 435.913,94.

 

O contrato firmado via dispensa de licitação previa que as obras iniciadas em 13 de junho seriam finalizadas no prazo de 90 dias, com término previsto até 28 de setembro de 2019.

Posteriormente, no dia 9 de julho daquele mesmo ano, a Prefeitura de Dourados informou ter contratado a Concrevale Concretos LTDA, também por dispensa de licitação, para fornecer galeria celular pré-fabricada de concreto armado (aduela), por onde o Córrego Laranja Doce poderá transcorrer sob a pista. Com valor de R$ 360.880,00, esse vínculo teve vigência de 4 de julho até 9 de setembro.

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