NEGÓCIOS E CIA

Posso comprar na Black se meu nome está sujo?

Sim, realmente haverá limitações se você quer comprar na black friday - Crédito: Freepik Sim, realmente haverá limitações se você quer comprar na black friday - Crédito: Freepik

A tentação de sair comprando por impulso é bastante grande na black friday. Anúncios na televisão a todo momento, e-mails são enviados pelas grandes marcas, a internet é uma avalanche de “ofertas” e muitas vezes compramos sem a necessidade e nos endividamos. 

Ficar com o nome sujo é algo que prejudica bastante na hora de conseguir crédito no mercado e que vai virando aquela bola de neve cada vez mais difícil de resolver. Mas será que é possível comprar estando com o nome sujo? Quais são as consequências do nome negativado?

Acompanhe conosco nesta leitura a seguir.

Quais as principais causas da negativação do nome?

Existem diversas situações que podem fazer com que o nome fique negativado, e isso pode acontecer mesmo quando a pessoa não tem a intenção de dar um calote. Afinal, estamos sujeitos a imprevistos, incluindo os financeiros.

A perda do emprego, a redução da renda familiar, realizar compras para outras pessoas utilizando o próprio cartão de crédito, ter problemas de saúde inesperados e a falta de controle financeiro são algumas das causas que podem levar a ter  o nome sujo.

Consequentemente, o nome vai parar nos órgãos de proteção ao crédito como Serasa e SPC. 

Quais são as desvantagens de estar negativado?

Ficar com o nome negativado, por si, já é uma situação bem constrangedora. Contudo, isso vai muito além dos registros em órgãos como o SPC e o Serasa. Conhecer as desvantagens disso é uma maneira de entender a extensão do problema e cuidar melhor das finanças pessoais para que as coisas não saiam do controle futuramente.

Sim, realmente haverá limitações se você quer comprar na black friday. Isso porque as lojas e operadoras de cartão realizam consultas. Caso o seu CPF esteja negativado, as transações não serão realizadas. 

Além de não ter crédito, você também não poderá realizar financiamentos ou empréstimos, solicitar crédito, adquirir um novo cartão de crédito e realizar compras a prazo.

Estou com o nome negativado. E agora?

Se aconteceu de você ficar com o nome negativado, não precisa se desesperar. O primeiro passo é entender primeiro toda a situação: o que causou a pendência, quais outros problemas você tem e, principalmente, como andam as suas finanças atualmente.

A partir daí, você faz uma espécie de diagnóstico e consegue avaliar melhor a situação, entendendo a dimensão das dívidas e qual é o esforço necessário para colocar as contas em dia.

O melhor caminho é tentar negociar a sua dívida. Procure as empresas que registraram a sua dívida nos órgãos de proteção ao crédito e tente novas condições de pagamento, com uma redução considerável na cobrança de juros. Após a quitação completa da dívida, as empresas têm cerca de 5 dias úteis para retirar o seu nome do banco de dados.

Portanto, você pode ficar impedido de obter as ofertas da black friday, mas pensando pelo lado bom são menos dívidas que você fará e seu orçamento agradece.

Comentários