Brasil

Prazo para participar da lista de espera do Sisu termina hoje

Os inscritos no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2024 que não foram aprovados em nenhuma das opções de curso na primeira chamada, divulgada (com atraso) em 31 de janeiro, têm até esta quarta-feira, dia 07 de fevereiro, para participar da lista de espera, afirma o MEC (Ministério da Educação).

Como fazer?

É preciso entrar em https://acessounico.mec.gov.br/sisu, digitar os dados de login e manifestar interesse em concorrer a uma vaga na 1ª OU na 2ª opção de curso marcada na inscrição.

Quando sairão os resultados?

O calendário depende de cada universidade. E são as próprias instituições de ensino que ficam encarregadas de divulgar o resultado da lista de espera.


Para que serve o Sisu?

Por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sisu seleciona candidatos para universidades públicas do país.

A publicação deveria ter sido feita na tarde de terça-feira (30), mas acabou adiada por problemas técnicos.

Turbulências na 1ª chamada: lista errada e frustração de candidatos

O MEC admitiu, na última sexta-feira (2), que os resultados do Sisu foram divulgados "de maneira indevida" na manhã de 30 de janeiro. Durante 25 minutos, as listas de aprovados que apareceram no site não estavam corretas, afirmou a pasta.

A página do Sisu saiu do ar logo em seguida e foi republicada em 31 de janeiro, com as classificações definitivas e diferentes das já exibidas na véspera. Com isso, candidatos que chegaram a comemorar a aprovação na universidade descobriram que "perderam" a vaga.

"O que houve foi uma divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados, durante 25 minutos da manhã do dia 30 de janeiro. A ocorrência está sendo rigorosamente apurada", disse o MEC.

Mudanças no Sisu 2024

Neste ano, o programa trouxe duas mudanças importantes:

Apenas uma edição

haverá uma edição no ano, só agora em janeiro. Não ocorrerá mais o processo seletivo que era realizado no meio do ano.

 

Comentários