Brasil

Rio Brilhante instala barreiras sanitárias e decreta toque de recolher

Município não tem nenhum caso confirmado, mas ampliou medidas para evitar contágio no período de maior aumento da doença em MS

Motorista passa por barreira sanitária para entrar em Rio Brilhante (Foto: Divulgação) Motorista passa por barreira sanitária para entrar em Rio Brilhante (Foto: Divulgação)

Ainda sem casos confirmados de novo coronavírus, a cidade de Rio Brilhante, a 160 km de Campo Grande, adotou medidas mais duras para evitar contágio de seus 36 mil habitantes. Barreiras sanitárias foram instaladas nesta segunda-feira (18) nos três acessos e decreto assinado pelo prefeito Donato Lopes da Silva (PSDB) determina toque de recolher a partir de amanhã, das 22h às 5h.

Além de medir a temperatura corporal de todas as pessoas que entram no município, as equipes presentes nas barreiras aplicam questionário aos visitantes para saber origem, destino e se tiveram algum sintoma como febre, dor de cabeça e tosse. Se alguém apresentar sintoma, será levado para o hospital local.

A prefeitura informou que a parada nesses locais é obrigatória e orientou as pessoas a reduzirem a velocidade e respeitar a sinalização. As barreiras foram instaladas nas saídas para Itaporã, Dourados e Rio Brilhante e vão funcionar das 6h às 18h.

O decreto assinado hoje proíbe qualquer aglomeração de pessoas, inclusive em festas particulares, e determina confinamento domiciliar obrigatório em todo território do município durante o toque de recolher (das 22 às 5h). Nesse período, fica expressamente proibida a circulação de pessoas, exceto para acesso a serviços essenciais. Circulação de trabalhadores de serviços essenciais também fica liberada.

Conveniências de bebidas e afins só poderão atender de segunda a sábado das 6h às 19h e aos domingos e feriados das 6 às 12h, mas consumo nos locais fica proibido. Desde o início da pandemia, em março, Rio Brilhante notificou dez casos suspeitos de coronavírus, todos descartados.

Comentários