Brasil

Saúde de MS emite alerta após registro de quatro mortes por raiva humana em MG

Dentre os óbitos, dois relataram contato com morcegos - Crédito: Divulgação Dentre os óbitos, dois relataram contato com morcegos - Crédito: Divulgação

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou nessa terça-feira (28) um alerta solicitando atenção das secretarias municipais deste setor para o risco de notificações de casos de raiva, além de recomendações para prevenção desta zoonose. 

O aviso foi emitido após a secretaria de Saúde de Minas Gerais, Estado vizinho de Mato Grosso do Sul, registrar neste ano seis casos de notificações de raiva humana. 

Segundo o boletim, quatro pacientes com diagnóstico confirmado para raiva morreram, um está em investigação e o outro foi descartado. Dentre os óbitos, dois relataram contato com morcegos.

Em Mato Grosso do Sul, o último caso de raiva humana ocorreu em 2015, porém o vírus continua circulando. 

De 2019 a 2021, foram diagnosticados 192 animais positivos para a raiva no estado, segundo o Boletim Epidemiológico Raiva.

Em 2022 o estado já registrou 35 casos de raiva em animais como morcegos, bovinos e equinos.

“A raiva é uma zoonose transmitida ao ser humano pela inoculação do vírus rábico presente na saliva e nas secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhaduras e lambedura”, diz o boletim da CIEVS-MS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde).

Dourados 

A maior e mais populosa cidade do interior do Estado não registra casos de raiva animal desde 2016, conforme o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Ações visando a prevenção e controle da doença na cidade vem sendo realizadas. 

Desde o dia 6 de junho, início da campanha de vacinação antirrábica, o CCZ aplicou mais de 5 mil doses do imunizante em cães e gatos a partir dos 3 meses de vida. 

A estimativa é que Dourados tenha aproximadamente 65 mil cães e 25 mil gatos, a meta é alcançar pelo menos 80% desse total. 

Serviço 

As equipes do CCZ em Dourados estão trabalhando de forma itinerante até o dia 1º de junho nos bairros Jardim Canaã I, Jardim Pantanal e imediações.

Os tutores também podem levar os animais na sede do CCZ, localizado na rua Vicente Lara, 855, Jardim Guaicurus. 
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13 às 17h.

Mais informações através dos telefones 3411-7753 e 99960-9028 (Whatsapp).
 

Comentários