DOURADOS

Secretaria adverte estabelecimentos por descumprirem normas de prevenção à Covid

Decreto municipal prevê interdição de estabelecimentos que descumprem normas de prevenção à Covid-19 - Crédito: Hedio Fazan/ Dourados News/ Arquivo Decreto municipal prevê interdição de estabelecimentos que descumprem normas de prevenção à Covid-19 - Crédito: Hedio Fazan/ Dourados News/ Arquivo

A Secretaria Municipal de Planejamento tornou pública a aplicação de advertência a 12 estabelecimentos comerciais de Dourados que descumpriram medidas de prevenção ao novo coronavírus estabelecidas nos decretos de enfrentamento da emergência em saúde pública, decorrente da pandemia da Covid-19.

Em dois editais publicados a partir da página 5 do Diário Oficial de quinta-feira (13), são mencionados bares, restaurantes, uma marmitaria e um clube. É pontuado aos que estão com alvará vencido de que “somente poderão retomar as atividades após regularizar a situação”.

Também é feito alerta sobre a possibilidade de interdição, nos termos do artigo 2º do Decreto nº 2.789, de 30 de julho de 2020, caso os estabelecimentos advertidos reincidam nas infrações.

“No caso de reincidência, será o estabelecimento imediatamente fechado por qualquer dos fiscais da Central de Fiscalização, Fiscais de Postura ou pela Guarda Municipal de Dourados mediante lavratura de Termo de Interdição, apenas podendo retomar o exercício de sua atividade após a assinatura de Termo de Responsabilidade Sanitária junto à Secretaria Municipal de Planejamento”, estabelece o dispositivo mencionado.

De acordo com a Prefeitura de Dourados, até ontem os casos confirmados de Covid-19 no município somavam 28.851, com 26.935 pacientes recuperados e 460 óbitos locais – somados a outros 262 de moradores em outras cidades. 

Além disso, há 1.373 pessoas lutando contra a doença em isolamento domiciliar e 129 internados, dos quais 61 hospitalizados em enfermarias e 68 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), cujas vagas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) permanecem com 100% de ocupação há mais de 45 dias e até ontem havia 21 pacientes na fila de espera.
 

Comentários