RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Setor produtivo de MS e embaixador da Bolívia conversam sobre parcerias

O embaixador apresentou as potencialidades da Bolívia - Crédito: Dourados News/Arquivo O embaixador apresentou as potencialidades da Bolívia - Crédito: Dourados News/Arquivo

Em reunião nesta quinta-feira (15), em Campo Grande, representantes da Fiems, Sebrae-MS, Famasul, Fecomércio-MS e Faems e o embaixador da Bolívia no Brasil, Wilfredo Rojo Parada, trataram sobre possíveis parcerias para alavancar o comércio entre o país vizinho e Mato Grosso do Sul.

No encontro, realizado na sede do Sebrae-MS, o embaixador apresentou as potencialidades da Bolívia e elencou as áreas que poderiam gerar interesses do setor produtivo de Mato Grosso do Sul.

A vice-presidente da Fiems, Cláudia Pinedo Zottos Volpini, defendeu o estreitamento das relações comerciais entre Mato Grosso do Sul e Bolívia e colocou-se à disposição para melhorar o ambiente de negócios entre o Estado e o país vizinho. “Levantamento da Fiems, de tudo o que exportamos para a Bolívia, 13% são grãos e com certeza esses números podem melhorar. Por isso, estamos de portas abertas para novas reuniões para alinharmos as demandas dos empresários do setor industrial sul-mato-grossense e os da Bolívia para a construção de uma agenda conjunta”, afirmou.

Ainda durante a reunião, o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, apresentou o trabalho realizado pela instituição para fomentar as parcerias comerciais com os países vizinhos, como o “MS Sem Fronteiras”, que beneficiou mais de 2.500 empresas no Brasil, Bolívia e Paraguai, a partir de um convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Somos uma instituição de apoio e já trabalhamos algum tempo atrás o MS Sem Fronteiras, criando estruturas de apoio para o desenvolvimento sustentável das empresas dos países vizinhos. O Sebrae coloca-se à disposição e podemos pensar em novas parcerias para robustecer nosso comércio”, disse.

O embaixador Wilfredo Rojo Parada ressaltou a importância de ações de desenvolvimento da fronteira e, principalmente, de melhorias nas questões logísticas. “Somos nações irmãs e a Bolívia tem com o Brasil uma fronteira de 3.759 quilômetros, sendo 1.200 quilômetros apenas com Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Acredito que precisamos trabalhar em conjunto para buscar mais desenvolvimento para os dois lados, estimulando o crescimento ainda maior do agronegócio e compartilhando conhecimentos em inovação e tecnologia”, destacou.

Na avaliação do secretário-adjunto da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Ricardo Senna, a reunião foi produtiva para alinhar os interesses em comum entre a Bolívia e o Estado. “Nos colocamos à disposição para ampliar a relação comercial entre Mato Grosso do Sul e Bolívia. O Governo do Estado fará o que for possível em relação às políticas de logística e infraestrutura. Temos muitas possibilidades de avançar no comércio entre os dois lados e impulsionar ainda mais o agronegócio”, salientou.

Comentários