Brasil

TJ realiza curso prático de utilização do SAJ para mediadores e conciliadores

Foto: Divulgação/TJ-MS Foto: Divulgação/TJ-MS

Para oferecer segurança e agilidade a conciliadores e mediadores judiciais na utilização do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) durante as audiências, de modo a proporcionar um atendimento cada vez melhor às pessoas que buscam soluções consensuais para os seus conflitos, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), com apoio da Escola Judicial de MS (Ejud), realizou, nos dias 26 e 27 de abril, o 3º Curso Online Como Utilizar o SAJ nas Audiências de Conciliação e Mediação Realizadas nos Cejuscs.

Nos períodos da manhã, 14 alunos que atuam como conciliadores e mediadores nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Naviraí, realizaram a capacitação de 8 horas-aula, ministrada pelas instrutoras Nataly Benjoino Ferraz Fraiha e Caroline de Araújo Ascoli Freitas.

Os alunos puderam acompanhar e tirar dúvidas sobre o passo a passo no SAJ, desde como baixar e instalar o programa, acessar, elaborar o termo de audiência, até a liberação dos documentos e suas adequadas movimentações nas filas, tanto no pré-processual como no processual, para que suas rotinas de trabalho sejam executadas de forma correta, ágil e eficiente.

Foi enfatizada também a avaliação do conciliador e do mediador que começou a ser oferecida, desde o início deste ano, aos usuários e advogados no término de cada sessão, por meio de QR Code, nas sessões presenciais ou de link disponibilizado no chat, nas virtuais, que leva a um formulário, sem obrigatoriedade de identificação do avaliador, para coleta de informações sobre a satisfação do atendimento.

A pesquisa oportuniza avaliar o serviço jurisdicional prestado como um todo, não somente a atuação dos conciliadores e mediadores com itens como atendimento, tempo de espera, se receberam informações pertinentes sobre a audiência, mas também se o local estava apropriado, se acreditam que o Judiciário cumpriu o seu papel pacificador, sugestões, críticas e demais informações necessárias para direcionar a melhoria do atendimento e sua prestação mais humanizada.

O Nupemec, coordenado pelo Des. Ruy Celso Barbosa Florence, tem a meta de realizar, em parceria com a Ejud, mais dois cursos de Como Utilizar o SAJ nas Audiências de Conciliação e Mediação Realizadas nos Cejuscs, neste ano, nos meses de junho e outubro. Caso haja demanda, mais turmas poderão ser abertas, uma vez que o Nupemec é reconhecido pela Portaria n. 15, de 21 de junho de 2018, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), para a realização de cursos de formação de mediadores judiciais, o que possibilita o atendimento ágil de demandas não previstas no início do planejamento anual.

Comentários