SECRETARIADO

Trocas no primeiro escalão da Prefeitura de Dourados chegam a 50

Secretariado original não tem um único remanescente - Crédito: André Bento/Arquivo Secretariado original não tem um único remanescente - Crédito: André Bento/Arquivo

Nesta semana totalizaram 50 as trocas no primeiro escalão do secretariado municipal promovidas pela prefeita Délia Razuk (PTB) desde que assumiu o comando da Prefeitura de Dourados, em 1º de janeiro de 2017. A mais recente mudança ocorreu na segunda-feira (10), quando Frederico de Oliveira Weissinger assumiu a Secretaria de Saúde no lugar de Gecimar Teixeira Junior.

O substituído havia chegado ao cargo no dia 7 de julho, em substituição a Berenice de Oliveira Machado Souza, que tornou-se secretária em janeiro de 2019 diante da saída de Wagner da Silva Costa. Ele, por sua vez, estava no comando da pasta desde 18 de dezembro de 2018, substituto do secretário original, Renato Oliveira Garcez Vidigal.

Outras trocas recentes foram motivadas pela Operação Contágio, deflagrada em 15 de julho pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) contra supostas fraudes em dispensas de licitação para compra de materiais usados no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Alvos de ordem judicial que estabeleceu afastamento por 90 dias, Carlos Francisco Dobes Vieira deixou a secretaria de Fazenda e Sérgio Henrique Pereira Martins de Araújo a procuradoria-geral do município.

As finanças municipais tiveram como primeiro gestor da atual administração João Fava Neto. Preso em 31 de outubro de 2018 na Operação Pregão, que apontou supostas fraudes em licitações na prefeitura, ele foi substituído pelo adjunto, Carlos Augusto de Mello Pimentel, que viria a ser substituído, em 4 de fevereiro de 2019, por Paulo Cesar Nogueira Junior.

Mas o terceiro gestor da pasta saiu em 2 de setembro de 2019 e deu lugar a Carlos Francisco Dobes Vieira, então como interino. Ele foi oficializado titular da secretaria no dia 16 daquele mesmo mês, mas pediu exoneração em 17 de julho, após a Operação Contágio, substituído interinamente por Carlos Augusto de Melo Pimentel.

Outro alvo da Operação Contágio, Sérgio Henrique Pereira Martins de Araújo era procurador-geral do município desde que Lourdes Peres Benaduce pediu para sair, em 29 de maio de 2018. Exonerado no dia 17 passado, deu lugar a Jonathan Alves Pagnoncelli.

Também em julho, no dia 9, a prefeita Délia Razuk revogou a designação de Alceu Junior Silva Bittencourt para responder interinamente pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar. Assassinado no dia 4 daquele mesmo mês, ele foi substituído por Rodrigo Alves Cordeiro, nomeado para comandar a pasta na condição de titular.

Junior Bittencourt, como era conhecido, ocupava aquele cargo desde 21 de maio de 2019. Ele havia substituído a também interina Kallen Christiany Miranda Ferreira, que assumiu em fevereiro daquele mesmo ano no lugar Marcos Roberto Soares, o Marcão da Sepriva, nomeado em fevereiro de 2018 após a saída de Landmark Ferreira Rios, do grupo original apresentado no primeiro ano de governo.

Também em 9 de julho Weslei de Queiroz Santos foi nomeado secretário municipal de Cultura. Para isso, a prefeita revogou a designação da servidora Davilene da Souza Borges, que respondia interinamente pela pasta desde 31 de março, justamente após a saída a pedido de Weslei.

Ele, por sua vez, comandava a secretaria interinamente por causa da exoneração de Clarindo Cleber Gimenes, ocorrida em 22 de outubro de 2019. Antes de Clarindo assumir esse cargo, porém, Weslei já havia sido interino da Cultura de 12 a 30 de julho de 2019, no lugar de Jorge Augusto Ramos Lopes, o ‘Peu’, que havia pedido exoneração depois de comandar a pasta no lugar de Gil de Medeiros Esper, o secretário inicial que foi exonerado a pedido em 7 de fevereiro de 2018.

A Secretaria Municipal de Planejamento teve o ex-prefeito José Elias Moreira como primeiro secretário na atual gestão municipal. Ele substituído em dezembro de 2017 por Tahan Sales Mustafa, que acumulou as funções com a titularidade da Secretaria de Obras, até ser sucedido por Carlos Francisco Dobes Vieira, substituído posteriormente por Adriana Benicio Toneloto Galvão.

Já a Secretaria Municipal de Administração começou o governo Délia sob o comando de Denize Portollan de Moura Martins, que passou à Secretaria de Educação e foi substituída interinamente por Elaine Terezinha Boschetti Trota em 10 de abril de 2017. A interina tornou-se titular no dia 15 de maio daquele mesmo ano.

Essa mudança foi motivada pela saída de Audrey da Silva Milan Conti da Secretaria de Educação. A primeira gestora da pasta pediu exoneração e foi substituída em 16 de março de 2017 por Denize. Em 26 de fevereiro de 2018, Renato Marin Machado Faria foi nomeado, mas entregou carta de demissão no dia 3 de março daquele mesmo ano. Coube, desde então, a Upiran Jorge Gonçalves da Silva esse cargo. Ele chegou a pedir demissão em 16 de julho de 2019, mas desistiu.

Na Assistência Social, Ledi Ferla pediu exoneração em 22 de fevereiro de 2018 e foi substituída por Landmark Ferreira Rios. Ele comandou a pasta até 17 de dezembro daquele mesmo ano, quando Maria Fátima Silveira de Alencar assumiu interinamente. Ela passou à titularidade em 18 de janeiro de 2019.

Última remanescente do grupo apresentado pela prefeita Délia Razuk após vencer as eleições municipais de 2016, durante entrevista realizada em 30 de dezembro daquele mesmo ano, Rose Ane Vieira teve a exoneração da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico oficializada em 12 de agosto de 2019. Ela foi sucedida por Claudomiro Gaiofato, o Cláudio Gaiofato, que pediu exoneração em março deste ano de deu lugar a Sergio Luiz Domingos Miranda.

Tahan Sales Mustafa, primeiro gestor de Obras Públicas no atual governo, deu lugar ao interino Carlos Dobes em 17 de dezembro de 2018. Mas ele foi substituído por Marise Aparecida Bianchi Maciel interinamente em janeiro deste ano, até ser efetivada titular da secretaria em 17 de abril.

Já a Secretaria Municipal de Governo e Gestão Estratégica, originalmente sob o comando de Raufi Marques, teve Patricia Henriette Forni Donzelli Bulcão de Lima nomeada interina em 28 de março de 2017, depois que o titular pediu exoneração. Ela permaneceu no cargo até que Celso Antonio Schuch Santos fosse nomeado, em 17 de dezembro de 2018.

A Secretaria de Serviços Urbanos teve Joaquim Soares como primeiro gestor. Ele foi sucedido por Walkiria Rebeque Cevada Pansera, nomeada interina em 17 de dezembro de 2018. Posteriormente, em 4 de fevereiro de 2019 ano, Fabiano Costa passou a ser o titular da pasta.

Comentários