Ciclismo

Professor diz que esse é o momento perfeito para ciclistas cobrarem melhorias e mobilidade

O Dia Nacional do ciclista comemorado na ultima quarta-feira (19) marca, sobretudo, a luta contra a violência no trânsito. A data foi instituída em 2006, para homenagear o ciclista Pedro Davison, que faleceu no dia 9 de agosto do mesmo ano, após ser atropelado por um motorista embriagado, enquanto pedalava no Eixão Sul em Brasília.

Segundo a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), durante os primeiros meses de pandemia do coronavírus, houve aumento de 50% nas vendas do bikes em maio, em comparação com o mesmo período de 2019. Para o professor, geógrafo e integrante do grupo de Estudos de Geografia Transportes e Mobilidade da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Vinicius Druciaki, apesar do número de ciclistas estar crescendo, a cultura da bicicleta não vem aumentando na mesma proporção.

“É preciso que todas as áreas da sociedade tenham interesse, inclusive as pessoas que não andam de bicicleta, o poder público para investir na infraestrutura e também os comerciantes para preparar uma estrutura adequada para que as pessoas possam chegar de bicicleta aos comércios”, explicou Druciaki.

De acordo com o professor, a discussão sobre mobilidade não diz respeito apenas a uma ação, mas um conjunto de atitudes que impactam toda a cidade e a prática do ciclismo é uma delas.

“A cultura da  bicicleta não vai resolver todos os problemas de locomoção, mas vai amenizar e trazer benefícios para a sociedade como um todo”, afirmou.

Para Vinicius Druciaki, este é um bom momento para cobrar, de forma mais incisiva sobre a cultura da bicicleta, no aspecto da infraestrutura, por ser um ano de eleições municipais.

“Essa é a hora perfeita para cobrar o investimento em ciclovias seguras, pois isso é de dever também do município”, esclareceu.

 


 

Comentários