Cidades / Região

5 mortes, 131 doentes e transmissão comunitária: MS registra 10 novos casos de coronavírus por dia

Número chama atenção por falta de isolamento da população

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) divulgou nesta quinta-feira (15) que são 131 os casos confirmados do coronavírus, o Covid-19, em Mato Grosso do Sul, com  19 pacientes internados. Desde quinta, são dez novos casos por dia, o que acende ainda mais o alerta sobre a falta do cumprimento do isolamento social. O Estado avança na transmissão comunitária, ou seja, quando o contágio não acontece mais apenas em contato com casos confirmados, no interior e aumenta para 16 as cidades com casos confirmados.

Dos dez casos novos, sete são de Campo Grande, um é de Miranda, outro de Dourados e outro de Chapadão do Sul e foram confirmados em uma menina de 7 anos de idade até idoso de 84 anos. Duas pessoas estão internadas.

Dois dos casos foram detectados no drive-thru do coronavírus, instalado no Corpo de Bombeiros da Rua 14 de Julho. Geraldo Resende, secretário de Saúde, destacou que as medidas de isolamento precisam ser cumpridas pela população para que não aumentem os casos e que os hospitais tenham capacidade para atender os casos.

“O aumento dos casos mostra o aumento na capacidade de testagem e mais, a falta de isolamento. São resultados das últimas 24 horas, não tinha fila para o exame. Ou seja, são dez novos casos no dia e isso é alarmante”, destacou.

Christinne Maymone, secretária-adjunta de Saúde, explicou que os casos duplicaram nos últimos dias.  “Mais do que nunca, precisamos manter a distância social, fazer o isolamento, lavar as mãos”, destacou.

Nesta quinta até às 10h são 1.070 casos notificados, sendo 36 em investigação, 131 confirmados, 882 descartados, 21 excluídos e 5 mortes. 19 pessoas estão em hospitais do Estado, sendo 10 em leitos públicos e 9 em privados. 

São 67 confirmações em Campo Grande, 12 em Três Lagoas, 10 em Nova Andradina, 9 em Sonora, 10 em Dourados, 7 em Chapadão do Sul, 6 em Batayporã, 2 em Paranaíba e um caso por cidade em Rio Verde de Mato Grosso, Coxim, Alcinópolis, Corumbá, Ponta Porã, Sidrolândia e Miranda.

Comentários