Cidades / Região

Alunos colhem frutos de projeto de horta agroecológica implantado em Douradina

Os alunos de escolas de Douradina estão colhendo os frutos (ou melhor, hortaliças) de um projeto implantado no Município pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, com apoio das secretarias de Educação, Saúde e Serviços Urbanos.

Iniciado há cerca de um ano e meio em parceria com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), o projeto da horta orgânica didática agroecológica tem produzido resultados satisfatórios nas escolas Mirena Amélia Batista, Joãozinho Carapé e CEI Arte e Vida. Nas instituições, os produtos cultivados por alunos e professores já vêm há algum tempo sendo utilizados na merenda escolar, servindo eles como prato cheio para o desenvolvimento da segurança alimentar e nutricional.

Beterraba, rabanete, couve, alface, tomate, cebolinha, salsa, ervas medicinais, capim cidreira e hortelã são alguns dos produtos cultivados nos espaços.

Idealizadora do projeto junto à até então estagiária Mirelly Lopes, a secretária Lucilene Barroquiel conta que tem sido prazeroso ver os resultados deste trabalho. "É de se emocionar ver a criançada toda feliz colhendo as hortaliças nos espaços construídos. Sabemos da importância destes produtos para manutenção da saúde nutricional e consequentemente melhor qualidade de vida, o que torna estes resultados ainda mais satisfatórios", ressalta.

Antes de sua implantação, a ação agroecológica contou com uma série de etapas, entre reuniões para fechamento de parcerias e até curso de compostagem com pesquisador da UFSC. Nas etapas de criação, o projeto esteve sob coordenação da professora de Nutrição Angelica Margareth.

Em parceria firmada com o Clube de Ciências, o curso de compostagem também contemplou a Escola Estadual Barão do Rio Branco, ampliando o número de instituições beneficiadas. O projeto recentemente foi estendido à Secretaria de Assistência Social, sendo desenvolvido com os idosos do Projeto Conviver. Como acontece nas escolas, a própria produção vai para à mesa e alimenta os participantes do grupo.

Ainda conforme a Secretaria de Agricultura, algumas empresas têm sido parceiras na causa. "Além do suporte da Prefeitura Municipal, o projeto tem contado com empresas parceiras, como a Empório Rural e Cergrand, das quais temos recebido doações de diversas sementes", conta a secretária.

Com um viés agroecológico, o programa também tem buscado contribuir com o meio ambiente fazendo utilização de produtos recicláveis que seriam descartados. "Utilizamos pneus descartados de borracharias, da Secretaria de obras e também caixotes doados por estabelecimentos comerciais. Isso é unir o útil ao agradável, pois além de trazer benefícios práticos, damos direcionamento ecológico correto a estes materiais", pontuou Lucilene.

Comentários