Cidades / Região

Após contágio em frigorífico, já são 5 casos de covid-19 em Fátima do Sul

Número foi confirmado ainda no sábado pela secretaria municipal de saúde depois do primeiro caso confirmado

Depois do primeiro caso confirmado em Fátima do Sul, a 246 km de Campo Grande, a secretaria municipal de saúde já fala em 5 casos de covid-19, 4 deles de funcionários do frigorífico da JBS, conforme o jornal MS News divulgou no sábado (16).

O contágio da região em plantas do frigorífico já fez o prefeito de Vicentina, distante 255 km da Capital, pedir o fechamento da frigorífico por 15 dias, conforme cita o jornal. A cidade, até agora, tem 1 caso confirmado, também uma funcionária da JBS.

O site afirma que o prefeito Marcos Benedetti (MDB) citou mais 3 casos suspeitos no frigorífico da cidade. “Só a paralisação total pode evitar a proliferação do vírus em Vicentina e região”, disse ele ao site.

Dourados – Em Dourados, o último boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde) divulgado no sábado (16) trouxe 13 novos casos no município, o que levou a cidade a ocupar a 4ª posição no ranking do coronavírus, com 41 infectados.

Todos os testes das últimas 24 horas são relacionados a indígena de 35 anos, que trabalha no frigorífico JBS e testou positivo no dia 13 de maio, o que também aumenta a preocupação sobre o contagio nas aldeias.

O último boletim trouxe 29 novos casos em 24 horas em Mato Grosso do Sul, o que elevou o total de casos para 508 confirmados. Em média, o acréscimo tem sido de 6% ao dia, o que fez o secretário de saúde Geraldo Resende falar que os casos devem dobrar em duas semanas.

A reportagem procurou a empresa, por meio da assessoria de imprensa, que afirma ter "aplicado todas as medidas previstas em seu protocolo incluindo o monitoramento intensivo, busca ativa de possíveis casos e o afastamento de suspeitos ou contactantes para avaliação médica e acompanhamento".

"A colaboradora que testou positivo segue afastada desde o início dos sintomas e a empresa vem prestando atendimento integral  a ela e seus familiares até o seu pronto restabelecimento", diz a nota.

"Vale esclarecer que a JBS vem atuando em conjunto com a Vigilância Sanitária, SES – Secretaria Municipal de Saúde de Dourados e Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul em ações de identificação e controle da Covid-19 e que também afastou os colaboradores que residem nas aldeias da região, além de monitorando permanente dos colaboradores e efetivo rigor na aplicação de todas as medidas para proteger seus colaboradores e apoiar as comunidades no entorno da sua unidade". disse, sobre Dourados.  

Comentários