Cidades / Região

Caciques bloqueiam prédio por falta de médicos na pandemia

Grupo bloqueou sede do Distrito Sanitário Especial Indígena em Campo Grande, por deficiência no atendimento em Aquidauana

Caciques discutem problema com o coordenador do Dsei de Mato Grosso do Sul nesta manhã em frente ao prédio (Foto: Direto das Ruas) Caciques discutem problema com o coordenador do Dsei de Mato Grosso do Sul nesta manhã em frente ao prédio (Foto: Direto das Ruas)

Cerca de 50 caciques e outras lideranças Terena da região de Aquidauana, a 135 km de Campo Grande, bloquearam a sede do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena) de Mato Grosso do Sul, na Capital, em protesto contra a falta de estrutura da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) na região de Aquidauana.

Conforme mostrou o Campo Grande News, o polo base da Sesai em Aquidauana, que atende mais de 11 aldeias entre Aquidauana, Anastácio e Nioaque com equipes volantes, sofre com a falta de profissionais, prédio sem condições de suporte e equipamentos sucateados.

O único médico que restou no posto de saúde está afastado para tratar cálculo renal e conforme alegou o professor Terena Alceri Marques, 45, ex-cacique da aldeia Lagoinha, os índios souberam que ele pretende pedir exoneração do cargo.

“Ele vai pedir para ir em outro lugar porque está sozinho”, disse. O professor afirma que os caciques pretendem bloquear o acesso ao prédio do Dsei por tempo indeterminado, até que a situação do polo base em Aquidauana seja resolvido.

No meio da pandemia com 570 casos de covid-19 confirmados até agora – e 16 mortes -, os indígenas relatam temer falta de assistência. Com poucas unidades de EPI (Equipamento de Proteção Individual) disponíveis, eles realizam a própria barreira sanitária na entrada das aldeias por 24h, dividindo escalas.

A reportagem tentou contato com o coordenador do Dsei, Eldo Elcídio Moro por telefone, mas ele não atendeu as ligações.

Comentários