Cidades / Região

Casos confirmados de dengue passam de 900 em Dourados e morte é investigada

Em uma semana, houve aumento de 106 casos notificados, média diária superior a 15, e de 23 confirmados, mais de três por dia

Dourados já confirmou 920 casos de dengue em 2020 (Foto: A. Frota) Dourados já confirmou 920 casos de dengue em 2020 (Foto: A. Frota)

Dourados já confirmou 920 casos de dengue neste ano e as notificações suspeitas da doença já totalizaram 1.674. Esses dados foram repassados para a 94FM nesta terça-feira (28) pela bióloga Rosana Alexandre da Silva, coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). 

Conforme o mais recente informativo resumido de arboviroses disponibilizado para a reportagem pelo gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Devanildo de Souza Santos, até 22 de abril o município tinha 1.568 notificações e 897 confirmações de dengue. (relembre)

No comparativo com os números fornecidos hoje pela coordenadora do CCZ, houve aumento de 106 casos notificados, média diária superior a 15, e de 23 confirmados (mais de três por dia).

Além disso, Devanildo revelou que um óbito ocorrido em Dourados é investigado por suspeita de dengue. Neste ano, até agora, somente uma morte atribuída a doença foi confirmada no município, de um homem de 61 anos que começou a sentir os sintomas em 26 de janeiro e teve o óbito registrado no dia 31 daquele mesmo mês.

No mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, com dados até o dia 23 de abril, 25 pessoas morreram por causa da dengue em Mato Grosso do Sul em 2020. (saiba mais)

Na edição de segunda-feira (27) do Diário Oficial do Município, por meio do edital de auto de infração número 03/2020, o CCZ notificou proprietários de 46 imóveis com base na Lei nº 3965, que dispõe sobre o controle e a prevenção da febre amarela, da dengue, Zika Vírus e Chikungunya e demais vetores de doenças e zoonoses.

Além de recomendar a conservação e limpeza dos quintais, calçadas e terrenos baldios, com o recolhimento de lixo e de pneus, latas, plásticos e outros objetos ou recipientes e inservíveis em geral que possam acumular água, bem como a remoção de todo o mato, a publicação estabeleceu prazo de 15 dias para a emissão da defesa requisitada, e caso não seja efetuado tal procedimento, serão aplicadas as multas cabíveis, conforme determina a lei.

Também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o zika vírus tem 9 confirmações e a febre chikungunya 44 neste ano em Dourados, segundo divulgado hoje pela coordenadora do CCZ.

Comentários