Covid-19

Com exportações suspensas, frigoríficos de MS têm mais de 1 mil casos de Covid-19

China já suspendeu importações de seis unidades brasileiras diante do crescimento de casos de Covid-19

Unidade da JBS em Dourados teve mais de mil casos confirmados de Covid-19. (Imagem: Divulgação) Unidade da JBS em Dourados teve mais de mil casos confirmados de Covid-19. (Imagem: Divulgação)

Testes em massa apontam que mais de 1 mil funcionários de frigoríficos da JBS e BRF em Dourados foram contaminados pelo novo coronavírus (Covid-19). Os dados são do MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul).

Com o surto da doença nas unidades frigoríficas, cresce também o receio das suspensões de importações por parte da China. No último sábado (04), o país asiático desabilitou dois frigoríficos no Rio Grande do Sul – um da JBS e um da BRF. Em todo o país, seis unidades de frigoríficos brasileiros foram impedidas de exportar para a China em meio à preocupações crescentes com os milhares de casos de Covid-19 entre trabalhadores de matadouros no país.

Conforme o documento, somente em uma unidade de suínos da JBS 26% dos testes processados deram positivo. Logo, dos 4.134 testes realizados, foram 1.075 confirmados para a doença e 2.518 negativados. Então, na unidade da JBS, 750 são moradores em Dourados – município com mais de 3 mil casos da doença, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (06).

Já na planta de aves da BRF, foram 85 trabalhadores confirmados com Covid-19. Assim, a unidade é responsável por empregar 1.500 pessoas. No local, 219 funcionários foram afastados, sendo 169 por pertencerem ao grupo de risco.

Suspensão das importações

Em meio ao avanço da pandemia do coronavírus no Brasil, a publicação da autoridade aduaneira chinesa não informa o motivo para a suspensão.

Em nota, o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) informou ao Jornal Midiamax que já enviou às autoridades chinesas todas as informações solicitadas a respeito das unidades afetadas pela suspensão.

Conforme a nota, o MAPA vai solicitar a retirada da suspensão, visto que as plantas frigoríficas cumprem todos os requisitos sanitários acordados entre os dois países.

Procurada pela reportagem, a assessoria da JBS não se pronunciou sobre o assunto.

Comentários