CAPITAL

Com surtos de coronavírus no interior, carros ‘tomam banho’ para entrar em Campo Grande

Barreiras sanitárias também medem temperatura de passageiros a partir desta terça

As barreiras sanitárias instaladas nas saídas da cidade começam a funcionar nesta terça-feira (26) em Campo Grande. O objetivo é abordar visitantes vindos do interior ou de outros estados e identificar sintomas do coronavírus. As barreiras funcionam devem funcionar nesta terça e quarta-feira (27).

Com surtos de coronavírus no interior, carros 'tomam banho' para entrar em Campo Grande

Prefeito e secretário de saúde estiveram na barreira nesta terça-feira. (Foto: Ranziel de Oliveira)

 

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) explica que os visitantes não serão impedidos de entrar na Capital, mas é preciso garantir segurança para evitar que o coronavírus se espalhe ainda mais pela cidade. 

“Estou cercando as cinco entradas, quem estiver vindo para Campo Grande, seja bem-vindo, mas vai ter que fazer os exames do Covid-19. Vamos recepcionar as pessoas para garantir segurança aos moradores de Campo Grande. Aumentam os casos no interior e essas pessoas têm um fluxo para a Capital diariamente. Temos que ter noção exata se estão vindo saudáveis ou se podem ser transmissores do Covid-19”, diz.

O titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), José Mauro Filho, pontua que o foco é abordar os visitantes. Na entrada da barreira instalada na saída de Cuiabá, próximo ao shopping Bosque dos Ipês, há uma triagem conforme a placa e sentido. Os veículos com placa de fora e que vêm no sentido da saída de Cuiabá, são colocados do lado direito da pista. Os que saem dos bairros, são colocados no lado esquerdo da pista e liberados. 

O secretário explica que os veículos vindos de fora são abordados pela equipe de saúde e os motoristas e passageiros passam por triagem, para verificar se há sintomas suspeitos e para medir a temperatura corporal. Aqueles com temperatura acima de 37,8ºC ou com sintomas suspeitos são encaminhados para a tenda.

Na tenda, é feito o teste rápido que leva cerca de 20 minutos. Caso dê positivo, o paciente será encaminhado para uma unidade de saúde. O paciente será monitorado pelo teleatendimento a cada seis horas. Caso o motorista não tenha sintomas ou febre, é liberado para a próxima etapa: a desinfecção do veículo. Uma equipe faz a desinfecção das rodas com hipoclorito de sódio. 

De acordo com o titular da Sesau, a barreira funciona nesta terça e quarta-feira das 6h às 18h, para avaliar a eficácia.  “Precisamos ter uma barreira, isso é certeza. Precisamos saber onde será mais efetivo após avaliação desses dois dias”.

Confira onde foram instaladas barreiras:

  • Saída para Três Lagoas: Av. Ministro João Arinos, em frente ao Posto de Combustível Shell Locatelli (sentido Centro)
  • Saída para São Paulo: Av. Gury Marques, em frente ao Hotel Âncora
  • Saída para Cuiabá: Av. Cônsul Assaf Trad, em frente ao Shopping Bosque dos Ipês
  • Saída para Terenos: R. Indaiatuba (BR. 262), em frente a Antiga Estação Ferroviária Trem do Pantanal
  • Saída para Sidrolândia: Av. Günter Hans, a 100m da rotatória, em frente a Zoomix Suplementação Animal

Com surtos de coronavírus no interior, carros 'tomam banho' para entrar em Campo Grande

 

Com surtos de coronavírus no interior, carros 'tomam banho' para entrar em Campo Grande

Comentários