TRÊS LAGOAS

Confirmado segundo caso de gripe H1N1 em Mato Grosso do Sul

Campanhas de vacinação ajudam a evitar a propagação da gripe - Crédito: Marcello Casal jr/Agência Brasil) Campanhas de vacinação ajudam a evitar a propagação da gripe - Crédito: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

Foi confirmada nesta terça-feira, dia 23 de abril, pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Três Lagoas, o segundo caso gripe H1N1, em Mato Grosso do Sul. Segundo o site Midiamax, a vítima é um homem de 36 anos, morador do município. Até o dia 17, eram investigadas 251 notificações e uma morte registrada.

De acordo com as informações, o rapaz está em tratamento contra o vírus Influenza A, tipo H1N1, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Cassems, em Três Lagoas.

No dia 11 de abril, a primeira morte pela doença foi confirmada em Corumbá, na fronteira com a Bolívia. No boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde), a informação é de que a vítima foi acometida pelo vírus Influenza H3N2.

Sintomas

O vírus H1N1 causa os mesmos sintomas das outras versões do vírus da Gripe. O paciente apresenta sintomas de febre alta, mal-estar, dores de cabeça, espirros constantes e tosse. Em alguns casos de H1N1, pode haver também dificuldade para respirar ou falta de ar.

Quando os sintomas aparecem, o ideal e aconselhável é procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima da residência do paciente para o diagnóstico médico e tratamento adequado.

Vacinação

Vale ressaltar que a campanha de vacinação segue até o dia 31 de maio. O objetivo é vacinar 795 mil pessoas que são o público alvo.

 

Comentários