Cidades / Região

Contra reintegração de posse, índios bloqueiam BR-262

Um grupo de índios deixou a fazenda Nova Esperança, em Aquidauana (MS), e foi para a BR-262, onde bloqueiam o trecho do quilômetro 527, próximo a Miranda, desde às 16h20min. Outro grupo permanece na fazenda. Eles protestam contra uma decisão judicial de reintegração de posse, que determinou que eles deixem a área invadida num prazo de dez dias.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que um grupo de 20 índios está no local e pretende bloquear o tráfego de veículos até às 18h20min.

Os terena invadiram a propriedade no dia 31 de maio. O dono, Nilton Carvalho da Silva Filho, 59 anos, tentou resistir, permanecendo no local, mas deixou a fazenda com a esposa, Mônica Alves Corrêa Carvalho da Silva, 56 anos, no dia 1º de junho.

De acordo com as informações, a situação é diferente do que ocorreu na Fazenda Buriti, em Sidrolândia, pois não existiriam estudos antropológicos sendo realizados na Esperança, o que é necessário para a demarcação. Por isso, a permanência dos indígenas seria considerada invasão e não ocupação.

fonte: Correio do estado

Comentários