MATO GROSSO DO SUL

Coronavírus: novas regras para sepultamento iniciam em MS

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) instituiu novas regras especificamente para sepultamento durante o período de enfrentamento ao coronavírus. A Resolução com as medidas foi divulgada na edição extra do Diário Oficial do Estado, desta quinta-feira (16).

As regras referem-se ao manejo do cadáver nos casos de óbitos de pessoas com infecção suspeita ou confirmada pelo novo coronavírus. Neste caso, enquanto perdurar a situação de emergência, os corpos devem ser enviados da unidade da saúde para o serviço funerário por um prazo máximo de duas horas.

Com esse curto período de tempo é possível evitar a contaminação. Além disso, os serviços funerários devem funcionar de domingo a domingo, 24 horas por dia e se o óbito ocorrer fora do horário de funcionamento do cemitério, é responsabilidade da funerária guardar o corpo até o dia subsequente.

As regras devem ser adotadas em relação a exumação, necropsia, cremação e manejo de cadáver.

De acordo com o documento do Ministério da Saúde, intitulado Medidas de Biossegurança para Manejo de Cadáveres, quando possível, a embalagem do corpo deve seguir três camadas: enrolar o corpo com lençóis; colocar o corpo em saco impermeável próprio (esse deve impedir que haja vazamento de fluidos corpóreos) e, conforme orientação da SES, quando possível  colocar o corpo em um segundo saco (externo) e desinfetar com álcool a 70%.

Comentários