DOURADOS

Decreto autoriza reabertura de academias, clubes de tiros e recomenda uso de máscaras

Decreto recomenda a utilização de máscaras aos cidadãos que tenham que deixar suas residências - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo Decreto recomenda a utilização de máscaras aos cidadãos que tenham que deixar suas residências - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo

A Prefeitura de Dourados autorizou as academias de ginástica e clubes de tiros a reabrirem as portas. Conforme o Decreto n° 2.543 de 23 de abril de 2020, publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município desta quinta-feira (23), as atividades poderão ser reiniciadas na segunda-feira (27), desde que sejam seguidas normas para funcionamento. Outro trecho da publicação recomenda a utilização de máscaras aos cidadãos que tenham que deixar suas residências.

Para as academias de ginástica, é estabelecido que os alunos deverão manter distância mínima de 5 metros de outro praticante, com uma área de 20 metros quadrados para cada um, recomendado sempre o limite de lotação de 30% da capacidade do recinto.

Além disso, não se deve ter contato físico entre os alunos e também entre aluno e professor, bem como não poderão haver aulas coletivas em ambiente interno. Os aparelhos deverão ser higienizados após a utilização de cada aluno. 

Aos profissionais de educação física é indicado o uso de luvas de látex e obrigatoriamente máscara de proteção, preferencialmente máscara cirúrgica, também máscaras de tecido com dupla camada, desde que atenda às recomendações do Ministério da Saúde, durante as sessões de aula/treinamento e para manuseio de materiais e equipamentos.

É proibido treino em dupla, com ou sem contato físico direto, bem como o compartilhamento de materiais e equipamentos, e as aulas devem ser agendadas previamente, de modo a controlar o fluxo de alunos/ usuários, a fim de evitar aglomerações ou com distribuição de senhas para cada horário disponível, respeitando a lotação de 30% da capacidade total do espaço.

Também é prevista a implementação de barreira sanitária na entrada da academia com um funcionário, devidamente paramentado com máscara descartável, que deve ser trocada a cada 3 horas, controlando a temperatura corporal de cada aluno com termômetro infravermelho e oferecendo álcool gel 70% antes da entrada no recinto para higiene das mãos;

Esse profissional deverá medir com termômetro do tipo eletrônico (infravermelho) à distância a temperatura de todos os participantes, vedada a participação nas atividades de pessoa que apresente temperatura corporal superior a 37,8ºC, incluindo aluno, colaboradores e terceirizados.

O decreto orienta ainda que seja respeitado o intervalo de, no mínimo, 30 minutos entre cada aula, para fins de higienização/desinfecção dos equipamentos, e recomenda que não sejam atendidos alunos com idades de 60 anos ou mais, por fazerem parte do grupo de risco do novo coronavírus (Covid-19).

Normas semelhantes são impostas para clubes de tiros, que deverão garantir o distanciamento mínimo de 2 metros entre seus frequentadores, bem como não acomodar mais de 10 pessoas simultaneamente no mesmo local.

O decreto prevê ainda que as atividades devem se restringir a prestação de serviço, com horário previamente agendado, fluxo de entrada controlado, e proibição de competições e atividades de lazer, conforme comunicação da Confederação Brasileira de Caça e Tiro.

Deve ser evitado o contato físico entre as pessoas que frequentarem o local e o compartilhamento de utensílios, como copos, garrafas, toalhas e outros.

Em entrevista exibida nas redes sociais da Prefeitura de Dourados, o advogado Alexandre Mantovani, assessor especial e porta-voz da prefeita Délia Razuk (PTB), ressaltou que essas diretrizes não são aleatórias, mas lastreadas por nota técnica formulada por médicos especialistas e submetida ao Comitê de Gerenciamento de Crise instituído no município.

Ele disse crer que as normas serão cumpridas porque academias são geridas por professores de educação física submetidos a um conselho muito rigoroso. “Os professores de educação física com toda certeza não terão dificuldades para atender as diretrizes”, avalia.

Comentários